Repositório Digital

A- A A+

A percepção da importância dos atributos do transporte coletivo

.

A percepção da importância dos atributos do transporte coletivo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A percepção da importância dos atributos do transporte coletivo
Outro título Perception of the importance of transit attributes
Autor Santos, Paula Manoela dos
Orientador Lindau, Luis Antonio
Co-orientador Pereira, Brenda Medeiros
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
[en] Marketing of public transport
[en] Saturation road
[en] Transit attributes
Resumo A crescente urbanização e suas externalidades, como o aumento dos congestionamentos e das emissões de poluentes resultantes da intensificação no uso dos veículos privados em áreas urbanas e a consequente queda no número de passageiros no transporte coletivo, justificam a realização de trabalhos voltados para aferir a percepção dos atributos do transporte coletivo. Os investimentos na melhoria do transporte coletivo devem estar focados não apenas naqueles que utilizam o transporte privado, mas também nos que são hoje clientes do transporte coletivo os quais podem migrar para o transporte privado motorizado. Busca-se, através deste trabalho, identificar os atributos que agregam valor aos sistemas de transporte coletivo urbano sobre pneus. Para isso, a partir da identificação e caracterização de várias qualidades dos sistemas de transporte coletivo, seis foram selecionadas para avaliação. Utilizou-se o método da Preferência Declarada aplicando questionários que ilustram viagens hipotéticas e permitem a avaliação conjunta dos atributos. Os questionários foram encaminhados aos entrevistados via internet, por meio de um software específico para este fim, de forma a garantir o anonimato das respostas. Através de regressão linear foi possível identificar os atributos julgados como mais importantes e que devem recebem maior atenção dos tomadores de decisão quando da destinação de recursos para a renovação do transporte coletivo sobre pneus no Brasil. Entre estes atributos destacam-se o tempo total de viagem e o conforto dentro do veículo.
Abstract Growing urbanization and externalities such as increased congestion and emission of pollutants resulting from the intensification of the use of private cars in urban areas and the consequent reduction in the number of passengers in public transport, justify the conduct of investigations directed to assess the perception of attributes of public transport. Investments in improving public transportation should be focused not just on those who use private transportation but also on current customers of public transport, who can migrate to private motorized transport. This work aims to identify the attributes that add value to urban public transport systems on wheels. For this, from the identification and characterization of various qualities of public transport systems, six were selected for evaluation. The method of Stated Preference was used applying questionnaires that illustrate hypothetical trips and allow joint evaluation of the attributes. Questionnaires were sent to respondents via the Internet, through an specific software, to ensure the anonymity of responses. Through linear regression it was possible to identify the attributes judged as more important and should receive greater attention from policy makers when allocating resources for the renewal of public transport on wheels in Brazil. Among these attributes stand out the total travel time and comfort within the vehicle.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28584
Arquivos Descrição Formato
000769209.pdf (2.936Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.