Repositório Digital

A- A A+

Estudo do processo de planejamento da execução no sistema de alvenaria estrutural em obras de múltiplos pavimentos

.

Estudo do processo de planejamento da execução no sistema de alvenaria estrutural em obras de múltiplos pavimentos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estudo do processo de planejamento da execução no sistema de alvenaria estrutural em obras de múltiplos pavimentos
Autor Amorim, Lucas Freitas
Orientador Cremonini, Ruy Alberto
Co-orientador Richter, Cristiano
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo O sistema construtivo de alvenaria estrutural vem se tornando uma alternativa cada vez mais utilizada em obras na construção civil. É um sistema construtivo racionalizado que unifica as etapas da construção e pode apresentar muitas vantagens, como a economia de equipes de aço e de fôrmas, e algumas desvantagens, como a impossibilidade de um rearranjo arquitetônico da edificação. Os componentes utilizados na execução de paredes de alvenaria são os blocos estruturais, argamassa de assentamento, graute e armaduras. As etapas de execução da alvenaria são a marcação e elevação de alvenaria. Na elevação destaca-se o processo de grauteamento, que necessita de alto controle de execução por representar um reforço na resistência à compressão das paredes. À medida que objetivo do trabalho é determinar a eficácia de um sistema de planejamento executivo implementado através de indicadores de produtividade e tempo de ciclo, é importante o entendimento de alguns conceitos básicos de Planejamento e Controle da Produção e Lean Construction. Este embasamento teórico facilitou a definição das ferramentas e estratégias de planejamento executivo que foram implementadas e tiveram sua eficiência mensurada. Estas ferramentas e procedimentos referem-se à composição e dimensionamento das equipes, plano de ataque à alvenaria, sequência de execução, abastecimento de materiais e adoção de grauteamento bombeado. Os indicadores de produtividade utilizados no controle foram gerados com o auxílio de uma ferramenta denominada cartão da produção, que fornece as datas de início e conclusão dos serviços e o número de horas trabalhadas pelos profissionais. Com a definição dos procedimentos e ferramentas implementados e dos indicadores de desempenho utilizados, realizou-se o acompanhamento da obra em diferentes realidades de produção. Com isto, puderam-se comparar estas realidades distintas de produção e determinar a eficácia do que foi implementado. Como resultado, constatou-se que este planejamento de execução implantado foi eficaz, representado redução nos ciclos de execução e evolução na produtividade dos profissionais, destacando-se o grauteamento bombeado que, dentre as ferramentas e estratégias propostas, foi a que apresentou uma melhora mais significativa.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28589
Arquivos Descrição Formato
000769183.pdf (2.033Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.