Repositório Digital

A- A A+

A criminalistica como tema de contextualização no ensino de química

.

A criminalistica como tema de contextualização no ensino de química

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A criminalistica como tema de contextualização no ensino de química
Autor Weber, Emilia
Orientador Salgado, Tania Denise Miskinis
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Assunto Ensino de química : Ensino médio
Química forense
[en] Chemistry teaching
[en] Forensic
[en] Thematic workshops
Resumo Este trabalho apresenta uma pesquisa do uso de oficinas temáticas no ensino de química, como técnica diferenciada de aprendizagem. A construção desta oficina foi baseada nos trabalhos propostos por Delizoicov e aplicada aos alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública federal de Porto Alegre. Adotou-se a criminalística como tema desta técnica alternativa de ensino, a fim de apresentar conceitos de química geral e orgânica. Foram aplicados instrumentos de coleta de dados previamente e posteriormente à realização das atividades da oficina com o objetivo de analisar os resultados de sua aplicação. Verificou-se que esta estratégia de ensino, aliada ao fascínio que o assunto gerou nos alunos, despertou grande interesse e permitiu uma mudança conceitual por parte dos estudantes.
Abstract The following paper composes a research about the usage of thematic workshops on chemistry teaching, as a distinguished teaching practice. The design of these workshops was based on the work proposed by Delizoicov and applied on third year high school students from the Educação de Jovens e Adultos (EJA) in a federal public school in Porto Alegre. The workshop adopted the criminalist theme as an alternative teaching practice, in order to introduce general and organic chemistry concepts. Instruments of primary data collection were used before and after the workshop activities with the objective to measuring the results of workshop application. It was found that this teaching strategy, in addition to the fascination generated by the subject among the class, aroused greater interest and allowed a conceptual change within the students.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28606
Arquivos Descrição Formato
000770902.pdf (284.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.