Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDisconzi, Romanitapt_BR
dc.contributor.authorRossini, Elcio Gimenezpt_BR
dc.date.accessioned2011-04-12T06:00:26Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28623pt_BR
dc.description.abstractTarefas: uma estratégia para criação de performances é uma pesquisa em poéticas visuais que teve origem no processo de criação de Figuras e Fantasmas e nos desdobramentos que as apresentações públicas desta performance produziram. A investigação teórica e prática desenvolvida para performance Figuras e Fantasmas conduziu este estudo à noção de tarefa, um processo de trabalho criado por Anna Halprin, no final dos anos 1950. Estudamos a tarefa em termos processuais e conceituais e, a partir desse referencial teórico, analisamos os meios pelos quais podemos empregar contemporaneamente um procedimento que espelha uma época na qual a simbiose entre arte e vida somada ao papel do artista estavam em questão. Nossa investigação propõe um recorte que elegeu a não-atuação, atuação, repetição e duração como elementos estruturais das tarefas. Constatamos que esses elementos dosados e articulados permitem que noção original de tarefa possa ser atualizada.pt_BR
dc.description.abstractTasks: an strategy to the creation of performances is a research in Visual Poetics that was originated with the process of creation of Figuras e Fantasmas and the results that unfolded from its public presentations. The theoretical and practical investigations developed for the performance Figuras e Fantasmas directed this study to the notion of task, that was a process of work created by Anna Halprin in the end of the 1950s. From these theoretical references, the task was studied in processual and conceptual terms and there was made an analysis of the means through which, contemporaneosly, we could use a procedure mirroring a period when the symbiosis between art and life in conjunction with the role of the artist were in question. In this investigation, the not-acting, acting, repetition and duration were chosen as structural elements of the tasks. It was verified that these elements - measured and articulated - allow the original notion of task to be updated.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTasken
dc.subjectPoeticas visuaispt_BR
dc.subjectActing-not-acting-duration-repetitionen
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectArte : Repeticaopt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.titleTarefas : uma estratégia para criação de performancespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000771361pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples