Repositório Digital

A- A A+

História e filosofia da ciência: o poder da cultura na educação química

.

História e filosofia da ciência: o poder da cultura na educação química

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título História e filosofia da ciência: o poder da cultura na educação química
Outro título History and philosophy of science: the power of culture in chemical education
Autor Oliveira, Joicy Souza da Silveira
Orientador Loguercio, Rochele de Quadros
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Assunto Ensino de quimica
História da ciência
[en] History of science
[en] Qualitative research
[en] Women and drugs
Resumo O presente trabalho consiste em uma pesquisa que busca evidenciar que há uma possibilidade de se produzir conhecimento atual através da literatura e história da ciência. A pesquisa é qualitativa, e faz uso da técnica de grupo focal em que se abordaram temas sobre gênero e drogadição numa perspectiva histórica: Feminino – A evidência da mulher na ciência; Drogas – Veneno ou remédio e Cotidiano e Extraordinário. Os resultados foram divididos em quatro categorias, de acordo com as percepções dos alunos e os objetivos específicos, mostrando que drogadição é uma temática recorrente e que a abordagem histórica facilita o entendimento e a fala dos alunos. Por sua vez, o mesmo não ocorre com as questões do feminino.
Abstract The present work consists of a research which attempts to show that there is a possibility to produce current knowledge through literature and history of science. The research is qualitative and makes use of the technique of focal group in which there was an approach of themes like gender and drug addiction in a historical perspective: Female – The evidence of women in science; Drugs – Poison or remedy and Daily life and Extraordinary. The results were divided into four categories, according to the perceptions of the students and the specific objectives, showing that drug addiction is a recurring thematic and the historical approach facilitates the understanding and the speach of the students. On the other hand, the same does not occur with women's issues.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28624
Arquivos Descrição Formato
000767780.pdf (5.645Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.