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Quando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubes

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Quando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubes

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Título Quando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubes
Autor Castilhos Júnior, Paulo Augusto Ricciardi de
Orientador Nique, Walter Meucci
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Futebol
Motivação
Torcedor
Torcida organizada
Resumo O objetivo deste estudo é diagnosticar as motivações que influenciam os comportamentos dos torcedores de futebol, enquanto clientes de seus respectivos clubes, ponderando fatores emocionais e elementos racionais, sobretudo quanto ao ato de associar e manter-se sócio ao seu respectivo clube, apontando e investigando as ações executadas pelos clubes de futebol da dupla gre-nal, e as influências das ações de marketing de relacionamento desenvolvidas pelos clubes sobre o comportamento dos seus clientes-torcedores, com o intuito de estabelecer um relacionamento consistente, duradouro e benéfico para o público interessado em futebol. Com o objetivo de prover sustentabilidade ao estudo, foram explorados os conceitos de marketing de relacionamento, experiência do cliente, satisfação do consumidor, comunicação, comportamento do consumidor, lealdade e paixão. Em seguida, baseado em observação e em experiência pessoal e nos resultados obtidos a partir do levantamento de dados secundários e da condução de entrevistas informais com os gerentes de marketing dos clubes, foi definido o roteiro de entrevistas em profundidade a ser aplicado em uma amostra composta em parte por torcedores que, atualmente, integram o quadro social dos clubes. A partir da análise dos resultados das entrevistas, as motivações que levaram ou levam os torcedores ou a associarem-se aos clubes ou não associarem-se foram subdivididas, possbilitando, então, o desenvolvimento de inferências, hipóteses e sugestões acerca do assunto que contribuam para o entendimento das motivações de associação por partes dos torcedores e para a geração de valor por parte dos clubes para o seu público interessado, sobretudo, os seus torcedores.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28647
Arquivos Descrição Formato
000772173.pdf (607.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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