Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFeldens, Maria das Graças Furtadopt_BR
dc.date.accessioned2011-04-16T06:01:21Zpt_BR
dc.date.issued1979pt_BR
dc.identifier.issn0100-1574pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28665pt_BR
dc.description.abstractVinte sujeitos, aleatoriamente selecionados de um total de trinta e seis professores de uma escola polivalente, foram randomicamente designados a cinco grupos: um de controle e quatro grupos experimentais. Os professores dos quatro grupos experimentais receberam treinamento em serviço sobre comportamentos instrucionais e seqtiências de tais comportamentos descritos no Sistema Observacional para Analise da Instrução (SOAI). Os professores de três dos grupos experimentais receberam um dos seguintes tratamentos, após o treinamento em serviço: feedback (TF), estabelecimento de metas (TM) e estabelecimento de metas e feedback (TMF). A autonomia instrucional de todos sujeitos foi observada e eles promoveram mudanças em seus comportamentos instrucionais na direção e natureza determinados pelos próprios professores. Dados das observações de pré e pós tratamento para todos os sujeitos, nas dezessete variaveis dependentes do SOAI, coletados pelo investigador e cinco observadores treinados e analisados por meio da análise de multivariância, revelaram mudanças estatisticamente significantes no comportamento dos professores em quatro variaveis: AP, P +/-, P &/E e P C/S. Três grupos experimentais, TF, TM e TMF, contribuiram para as mudanças significantes no comportamento instrucional dos professores, como medidas .por meio de «ganhos» nos valores das razões resultantes das observaçóes de pré e pós tratamento.pt_BR
dc.description.abstractTwenty subjects, randomly selected from a total of thirty six teachers working at a polyvalent school, were randomly assigned to five groups: one control and four experimental groups. The teachers in the four experimental groups received in-service training in instructional behaviors and sequences of such behaviors as described in the Observational System for Instructional Analysis (OSIA). Teachers in three of the experimental groups received one of the following three treatments following the in-service program: feedback (TF), goal setting (TM) and goal setting and feedback (TMF). The instructional autonomy of ali subjects was preserved and they were expected to change their instructional behavior in the direction and nature determined by the teachers themselves. Data on the pre- and post-treatment observation scores of the subjects in the seventeen OSIA dependent variables, collected by the investigator and five trained observers using OSIA, and analyzed through multivariate analysis of variance, revealed statistically significant changes in teacher behavior on the four variables SJT, T +/-, TQ/L and TC/S. Three experimental groups TF, TM e TMF, accounted for the significant changes in the instructional behavior of teachers, as measured in the form of gains in the ratio values from pre- to post- treatment observations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de pesquisa. São Paulo. N. 28 (mar. 1979), p. 27-34pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.titleAutonomia e mudança no comportamento instrucional de professores : uma investigação exploratóriapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000418364pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples