Repositório Digital

A- A A+

Gestão de resíduos sólidos industriais

.

Gestão de resíduos sólidos industriais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gestão de resíduos sólidos industriais
Autor Missiaggia, Rita Rutigliano
Orientador Nascimento, Luis Felipe Machado do
Data 2002
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Desenvolvimento sustentável
Gestão ambiental
Meio ambiente
Produção limpa
Resumo Este estudo busca, além da revisão de conceitos como de desenvolvimento sustentável e produção mais limpa, demonstrar que a aplicação dos mesmos, em uma empresa, pode também atender aos objetivos econômicos, obtendo-se resultados financeiros significativos. No breve relato da história da Springer Carrier, unidade Canoas – RS, fica demonstrado que, juntamente com a gestão econômica, as questões ambientais e de sustentabilidade caminham juntas. Neste trabalho é realizada uma análise das atividades relativas a resíduos sólidos na empresa Springer Carrier, unidade Canoas – RS, considerando todos os seus custos e as ações para eliminar e/ou minimizar os resíduos com a utilização do conceito de produção mais limpa. A valorização financeira dessas ações demonstra claramente que, com projetos bem implantados, se consegue recuperar uma parte do que outrora era descartado, tornando o conceito de sustentabilidade ambiental uma fonte de lucro para a companhia. Finalizando, é apresentada uma proposta de programa de gestão de resíduos sólidos que busca estruturar, em um documento único, as ações existentes na empresa, os requisitos legais e os da matriz americana.
Abstract Este estudo busca, além da revisão de conceitos como de desenvolvimento sustentável e produção mais limpa, demonstrar que a aplicação dos mesmos, em uma empresa, pode também atender aos objetivos econômicos, obtendo-se resultados financeiros significativos. No breve relato da história da Springer Carrier, unidade Canoas – RS, fica demonstrado que, juntamente com a gestão econômica, as questões ambientais e de sustentabilidade caminham juntas. Neste trabalho é realizada uma análise das atividades relativas a resíduos sólidos na empresa Springer Carrier, unidade Canoas – RS, considerando todos os seus custos e as ações para eliminar e/ou minimizar os resíduos com a utilização do conceito de produção mais limpa. A valorização financeira dessas ações demonstra claramente que, com projetos bem implantados, se consegue recuperar uma parte do que outrora era descartado, tornando o conceito de sustentabilidade ambiental uma fonte de lucro para a companhia. Finalizando, é apresentada uma proposta de programa de gestão de resíduos sólidos que busca estruturar, em um documento único, as ações existentes na empresa, os requisitos legais e os da matriz americana.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/28692
Arquivos Descrição Formato
000371738.pdf (1.859Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.