Repositório Digital

A- A A+

MTC : modelo de programação paralela baseado na perspectiva conexionista

.

MTC : modelo de programação paralela baseado na perspectiva conexionista

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título MTC : modelo de programação paralela baseado na perspectiva conexionista
Outro título MTC: parallel programming model based on the connectionist perspective
Autor Detoni, Gabriel Girardello
Orientador Barone, Dante Augusto Couto
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-Graduação em Computação.
Assunto Futebol : robôs
Inteligência artificial
Jogos : Estrategia
Robótica
[en] Connectionist
[en] Multicore
[en] Parallel processing
[en] PDP
[en] Robocup
[en] SSL
Resumo Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento de um modelo de programação paralela inspirado na estrutura geral dos sistemas conexionistas como proposta por Rumelhart, McClelland e Hinton em seu livro intitulado The Parallel Distributed Processing Perspective (MCCLELLAND, RUMELHART e HINTON, 1983). Este modelo tem como objetivo servir como base para o desenvolvimento de um sistema autônomo de controle em tempo hábil para um time de futebol de robôs, orientado ao uso de processamento paralelo em computadores multicore. O trabalho serve como um guia para compreensão e uso do modelo de programação proposto, apresentando ainda, por meio de experimentos, a sua eficiência dentro do contexto de processamento paralelo e a sua adequação para solução do problema de controle de futebol de robôs.
Abstract This work presents the development of a parallel programming model inspired by the general framework of connectionist systems as proposed by Rumelhart, McClelland and Hinton in their book entitled The Parallel Distributed Processing Perspective (MCCLELLAND, RUMELHART e HINTON, 1983). This model is intended to serve as the basis for the development of an autonomous system for real-time control of a robotic soccer team driven towards the usage of effective parallel processing on multicore computers. The work serves as a guide for understanding and using the proposed programming model, yet showing, through experiments, the efficiency within the context of parallel processing and its suitability for solving the robotic soccer control problem.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/28735
Arquivos Descrição Formato
000771978.pdf (3.467Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.