Repositório Digital

A- A A+

Couro é ouro : as políticas paternalistas do Curtume Mombelli e a construção da identidade social de seus trabalhadores (Tapera/RS, décadas de 1930 e 1950)

.

Couro é ouro : as políticas paternalistas do Curtume Mombelli e a construção da identidade social de seus trabalhadores (Tapera/RS, décadas de 1930 e 1950)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Couro é ouro : as políticas paternalistas do Curtume Mombelli e a construção da identidade social de seus trabalhadores (Tapera/RS, décadas de 1930 e 1950)
Autor Mombelli, Cecília Soares
Orientador Schmidt, Benito Bisso
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Identidade social
Trabalho
Resumo O trabalho visa a analisar a influência das políticas paternalistas na construção da identidade dos trabalhadores do Curtume Mombelli, entre as décadas de 1930 e 1940, na vila de Tapera (RS). Estudamos, no primeiro capítulo, como os “benefícios” proporcionados pelo estabelecimento, tais como educação, saúde e moradia, eram operacionalizados e percebidos pelos funcionários. Já no segundo capítulo, analisamos a participação dos jornais, livros de memórias, livros de história municipal e lembranças dos moradores da cidade na construção da memória coletiva local sobre a indústria e seu diretor, Guido Mombelli. A seguir, no mesmo capítulo, discutimos como o paternalismo e a memória contribuíram para a formação da identidade social dos empregados do Curtume.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28753
Arquivos Descrição Formato
000772925.pdf (467.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.