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Estudo da inserção da gestão do design no processo de desenvolvimento de produtos de empresas de confecção de Araranguá/SC

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Estudo da inserção da gestão do design no processo de desenvolvimento de produtos de empresas de confecção de Araranguá/SC

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Título Estudo da inserção da gestão do design no processo de desenvolvimento de produtos de empresas de confecção de Araranguá/SC
Autor Kauling, Graziela Brunhari
Orientador Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Assunto Design : Gerenciamento
Design de moda
Gestão do design
Indústria da moda
[en] Design management
[en] Fashion design
[en] Fashion industry
Resumo O design geralmente está associado ao fator estético e funcional dos produtos. Porém, desde a década de 90 este conceito tem mudado e o significado deste termo tornou-se mais abrangente. Atualmente, esta palavra associa-se a fatores estratégicos nas organizações. O objetivo da pesquisa visa estudar a inserção da gestão do design no processo de desenvolvimento de produtos de empresas de confecção de Araranguá. O referencial teórico desta pesquisa mostra que nas grades curriculares das faculdades de design ainda não se enfatiza suficientemente a gestão nos cursos da área, impossibilitando que os designers desenvolvam habilidades gerenciais. Sobretudo, o presente trabalho visa analisar como as empresas de confecção de Araranguá, no Estado de Santa Catarina, inserem o design em seus processos. A análise foi realizada através de uma comparação com o Modelo de Gestão de Design apresentado pelas autoras Bruce; Cooper e Vasquez (1999) como elemento norteador desta pesquisa. O estudo de caso englobou cinco empresas desenvolvedoras de produtos de moda cuja análise dos dados qualitativos resultou em sugestões de melhorias para cada empresa estudada.
Abstract The design factor is usually associated with aesthetic and functional products. However, since the 90's this concept has changed and the meaning of this term has become more embrasing. Currently, this word is associated with strategic factors in organizations. The objective of the research aims to study the inclusion of design management in the process of product development companies making Araranguá. The theoretical framework of this research shows that in the curriculum of the schools of design still is not enough emphas is on management courses in this area, becoming impossible for designers to develop management skills. Above all, this reserach also aims to analyze how fashion industries in Araranguá, Santa Catarina State, use design. The analysis is performed through a comparison with the Management Model of Design presented by the authors, Bruce; Cooper e Vasquez (1999) as a guide element of this research. The case study comprised five companies that develop fashion products whose qualitative data analysis resulted in suggestions for improvements for each company studied.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/28780
Arquivos Descrição Formato
000772045.pdf (2.900Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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