Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBonetti, Oswaldo Peraltapt_BR
dc.contributor.authorKruse, Maria Henriqueta Lucept_BR
dc.date.accessioned2011-05-04T06:00:02Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn0034-7167pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28844pt_BR
dc.description.abstractO estudo procura aprofundar o conhecimento sobre as ações e políticas construídas para garantir a formação dos profissionais que trabalham nos serviços do Sistema Único de Saúde, considerando a relação direta e intrínseca entre a formação e a qualidade final do mesmo. Dividida em três eixos, aqui denominados de vozes, buscamos identificar, através dos discursos do controle social da área da saúde, da gestão do sistema e da formação, representada pelas escolas de enfermagem, quais são as críticas e proposições referentes ao tema da formação profissional para o SUS. O texto aborda os termos utilizados no contexto do ensino profissional, assim como a reflexão crítica sobre as novas tendências e paradigmas que estão em pauta nos debates e discussões atuais.pt_BR
dc.description.abstractThis research has the purpose of gaining more understanding about the actions and policies put in place in order to ensure the training of professionals that work in the services of the State Health Care System, considering the direct and intrinsic relation between the education and its final quality. Broken down into 3 perspectives, here labeled as voices, we have tried to identify, by means of the discourses on social control in the area of health, the system’s administration, and education represented by the schools of nursing, what are the criticisms and propositions concerning the theme of professional training for the State Health Care System. The text deals with the terms used in the context of professional training, as well as a critical reflection about the new tendencies and paradigms that are on the agenda in current debates and discussions.en
dc.description.abstractEl estudio busca profundizar el conocimiento sobre las acciones y políticas construidas para garantizar la formación de los profesionales que trabajan en los servicios del Sistema Único de Salud, considerando la relación directa e intrínseca entre su formación y su calidad final. Dividida en tres ejes, aquí denominados de voces, buscamos identificar, a través de los discursos del control social del área de la salud, de la gestión del sistema y de la formación, representada por las escuelas de enfermaje, cuales son las críticas y proposiciones referentes al tema de la formación profesional para el SUS. El texto aborda los términos utilizados en el contexto de la enseñanza profesional, así como una reflexión crítica sobre las nuevas tendencias y paradigmas que están en pauta en los debates y discusiones actuales.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 57, n. 3 (maio/jun. 2004), p. 371-379pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNursing educationen
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectState health care systemen
dc.subjectPolítica de saúdept_BR
dc.subjectNursingen
dc.subjectPublic healthen
dc.subjectHealth policiesen
dc.subjectEducación en enfermajees
dc.subjectSistema único de saludes
dc.subjectEnfermajees
dc.subjectSalud públicaes
dc.subjectPolíticas de saludes
dc.titleA formação que temos e a que queremos : um olhar sobre os discursospt_BR
dc.title.alternativeThe education that we have and the one we want: a perspective on discourses en
dc.title.alternativeLa formación que tenemos y la que queremos: una mirada sobre los discursos es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000564739pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples