Repositório Digital

A- A A+

Sobre o lugar expositivo : um olhar crítico sobre os espaços expositivos de arte contemporânea em Porto Alegre

.

Sobre o lugar expositivo : um olhar crítico sobre os espaços expositivos de arte contemporânea em Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sobre o lugar expositivo : um olhar crítico sobre os espaços expositivos de arte contemporânea em Porto Alegre
Autor Moreira, Dânia Maria de Castro
Orientador Carvalho, Ana Maria Albani de
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Habilitação em História, Teoria e Crítica de Arte: Bacharelado.
Assunto Arte : Espaço
Arte : Exposições : Porto Alegre (RS)
Arte contemporânea : Porto Alegre (RS)
Resumo A presente pesquisa lança um olhar crítico sobre os espaços de exposição de arte contemporânea em Porto Alegre, examinando a realidade local em relação a conceitos relativos ao lugar expositivo na arte, às práticas profissionais artísticas e às experiências museográficas e expográficas contemporâneas. Através do estudo de casos, levantando as problemáticas que envolvem a complexa atividade de exposições dentro das instituições e dentro do circuito de arte, aproximado a uma reflexão que se remete às bases teóricas para a compreensão das conexões mais abstratas que unem a arte contemporânea e a sua publicização, inicia‐se um caminho para a compreensão deste sistema simbólico – que conecta criação, produção, comunicação, memória e mercado – e do impacto produzido pela arte, seus produtos resultantes e suas formas de apresentação, e especificamente a compreensão de como este sistema se constitui no âmbito local. Esta investigação se desenvolve como aprofundamento de minhas pesquisas sobre o conceito de lugar na arquitetura e na arte, iniciadas no mestrado em arquitetura (PROPAR/UFRGS, 2003) envolvendo estudos que procuram identificar e problematizar a relevância das inter‐relações entre as competências da arte, arquitetura, arquitetura de interiores, design e museografia na construção do lugar expositivo. Envolve portanto uma abordagem interdisciplinar. O foco de interesse da pesquisa está no levantamento dos lugares expositivos da arte contemporânea em Porto Alegre, que desenvolvam essa função de forma permanente e contínua, para esboçar um retrato da situação atual local e embasar posteriores reflexões críticas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28864
Arquivos Descrição Formato
000773803.pdf (4.805Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.