![]() |
Para citar ou acessar este item utilize:
http://hdl.handle.net/10183/28986
Título | Práxis psicoterapêutica de estagiários de psicologia : análise do relato e da trama narrativa |
Autor |
De Conti, Luciane
Sperb, Tania Mara |
Resumo | Este artigo apresenta uma proposta de análise narrativa das intervenções realizadas pelos estagiários de Psicologia em sua práxis psicoterapêutica. As fontes dos dados foram as transcrições das sessões de psicoterapia, conduzidas pelos estagiários com seus pacientes, associadas ao material discutido em supervisão acadêmica. A análise do texto transcrito, entendido nesse estudo como uma narrativa da prática, se deu em dois níveis: o do relato e o da trama narrativa. Os resultados explicitam os diferentes movimentos realizados pelos estagiários na tentativa de intervir em consonância com os pressupostos da psicoterapia de orientação analítica. Essas intervenções mostraram ser algumas vezes contraditórias, explicitando assim os equívocos e as vicissitudes constituintes do processo de formação do pensamento clínico. |
Abstract | This article presents a narrative analysis proposal of the interventions made by psychology interns in their psychotherapeutic practice. The data sources were the transcripts of psychotherapy sessions conducted by interns with their patients, associated with the issues discussed in academic supervision. The analysis of the transcripts, seen in this study as a narrative of the practice, occurred in two levels: of the account and of the narrative plot. The results show the different movements carried out by the interns in their attempts to intervene according to the basic ideas of an analytically-oriented psychotherapy. These interventions seem to be, at times, contradictory, thus showing the errors and vicissitudes that are part of the clinical thinking learning process. |
Contido em | Psicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 26, n. 2 (abr./jun. 2010), p. 305-314. |
Assunto |
Estágio supervisionado
Narrativas [en] Clinical report [en] Narrative [en] Psychology degree |
Origem | Nacional |
Tipo | Artigo de periódico |
URI | http://hdl.handle.net/10183/28986 |
Arquivos | Descrição | Formato | |
---|---|---|---|
000758346.pdf (329.5Kb) | Texto completo | Adobe PDF | Visualizar/abrir |
Este item está licenciado na Creative Commons License