Repositório Digital

A- A A+

Escola como zona de passagem

.

Escola como zona de passagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Escola como zona de passagem
Autor Indursky, Alexei Conte
Butkus, Vitor
Prati, Laíssa Eschiletti
Santos, Nair Iracema Silveira dos
Resumo O presente trabalho surgiu de um projeto de integração das disciplinas de Psicologia Escolar I e Psicologia Social II, desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ano de 2004. Conceitos teóricos da Psicologia Social teceram uma rede integrada com a realidade de uma escola municipal de Porto Alegre, por meio de olhares criativos de quem pela primeira vez observava o campo com o referencial teórico da psicologia pós-moderna. Abordando conceitos como instituição, dobra, enunciação e marcas, olhares desafiadores foram se constituindo. O campo da escola surge como ponto de partida para questionar e ampliar a área de atuação da Psicologia Social e da análise institucional.
Abstract The present work originated from a project of integration of the School Psychology I and Social Psychology II disciplines, developed at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) in the year 2004. Theoretical concepts from the Social Psychology discipline were integrated with the context of a public school from the city of Porto Alegre (RS, Brazil), through the creative eyes of someone observing the field with the post-modern psychology theoretical reference for the first time. Approaching concepts such as institution, bend, enunciation and marks, new viewpoints were formed. The school comes as a starting point to question and broaden the area of Social Psychology and of institutional analysis.
Contido em Revista do Departamento de Psicologia UFF. Niterói, RJ. Vol. 19, n. 1 (jan./jun. 2007), p.155-167.
Assunto Análise institucional
Psicologia escolar
Relações sociais
[en] Istitutional analysis
[en] Practical and theoretical integration
[en] Social psychology
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/28994
Arquivos Descrição Formato
000645439.pdf (536.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.