Repositório Digital

A- A A+

Longa vida para a revolução proletária mundial : os usos práticos e ideológicos do Livro Vermelho, de Mao Tsé-Tung, nos documentos de fundação do Partido Comunista da Índia – Maoísta (2004-2010)

.

Longa vida para a revolução proletária mundial : os usos práticos e ideológicos do Livro Vermelho, de Mao Tsé-Tung, nos documentos de fundação do Partido Comunista da Índia – Maoísta (2004-2010)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Longa vida para a revolução proletária mundial : os usos práticos e ideológicos do Livro Vermelho, de Mao Tsé-Tung, nos documentos de fundação do Partido Comunista da Índia – Maoísta (2004-2010)
Autor Ranzan, Mateus Campos
Orientador Brandalise, Carla
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Ideologia
Índia
Maoismo
Partido político
Resumo A presente pesquisa estuda os documentos de fundação do Partido Comunista da Índia – Maoísta (PCI-M), no ano de 2004. Este partido é composto por um grupo de revolucionários que busca, através da luta armada, tomar o poder político na Índia, propondo uma profunda mudança nas relações sociais do país. O pressuposto inicial é que o partido representa uma nova etapa na luta revolucionária maoísta na Índia, na medida em que o PCI-M formou-se a partir da união de dois grandes grupos naxalistas, constituindo a maior ameaça para a estabilidade interna do país, segundo o primeiro ministro. Para compreender o PCI-M, este estudo investiga os referenciais ideológicos que são apropriados pela guerrilha naxalista, a partir dos ensinamentos de Mao Tsé-Tung, para explicar as suas práticas, estratégias e pensamentos revolucionários. Para tanto, foram analisados os cinco documentos de fundação do Partido e a obra “O Livro Vermelho”, pois neste livro podem ser encontradas diversas idéias propostas pelo maoísmo. A pesquisa se desenvolveu através de análises bibliográficas específicas sobre o conceito de partido político e ideologia, pesquisa em sítios especializados e sítios de mídia. Foram identificados aspectos importantes na composição política/ideológica da guerrilha, assim como pontos específicos da realidade indiana, que precisaram ser adaptados para garantir a contextualização da sua luta na atual situação mundial e indiana.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29003
Arquivos Descrição Formato
000774693.pdf (417.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.