Repositório Digital

A- A A+

Por um trabalhismo autêntico : a cisão do Partido Trabalhista Brasileiro e a criação do Movimento Trabalhista Renovador (1959-1960)

.

Por um trabalhismo autêntico : a cisão do Partido Trabalhista Brasileiro e a criação do Movimento Trabalhista Renovador (1959-1960)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Por um trabalhismo autêntico : a cisão do Partido Trabalhista Brasileiro e a criação do Movimento Trabalhista Renovador (1959-1960)
Autor Bombardelli, Maura
Orientador Brandalise, Carla
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto História política
Partido Trabalhista Brasileiro.
Resumo O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) foi uma das principais agremiações políticas do Período Democrático de 1945 a 1964, assumindo papel destacado na proposição de políticas reformistas ao país, sobretudo a partir de meados dos anos 1950. No entanto, o momento de maior avanço do reformismo programático do partido coincidiu com a perda de um de seus grandes líderes, o deputado federal Fernando Ferrari, que viria a fundar um novo partido, o Movimento Trabalhista Renovador (MTR). Inserida nos estudos de história política, a presente pesquisa busca compreender o papel das ideias políticas de Ferrari e seu grupo no processo de cisão partidária ocorrido no PTB em fins de 1950, e de que forma essa fração procurou utilizá-las visando legitimar-se junto ao eleitorado no pleito para a Vice-Presidência da República de 1960. Conquanto a cisão tenha ocorrido em nível nacional, daremos atenção especial ao Rio Grande do Sul, por se tratar do lócus privilegiado de atuação política de Ferrari e do único estado onde logrou vitória nas eleições de 1960, superando o petebista João Goulart. As principais fontes utilizadas foram o periódico Correio do Povo e dois livros escritos por Ferrari por ocasião da sua candidatura: Mensagem Renovadora (1960) e Minha Campanha (1961).
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29005
Arquivos Descrição Formato
000774708.pdf (437.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.