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dc.contributor.advisorTutikian, Jane Fragapt_BR
dc.contributor.authorRückert, Gustavo Henriquept_BR
dc.date.accessioned2011-05-21T05:59:46Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29090pt_BR
dc.description.abstractA poesia de Sá-Carneiro apresenta elementos de diferentes estilos e manifestações artísticas. Se por um lado há uma subjetividade melancólica, ao estilo do poeta maldito, por outro há a incorporação dos ideais estéticos das experiências de vanguarda. Assim como o próprio Modernismo português, idealizado por Fernando Pessoa, tendo em vista o grupo Orpheu, Sá-Carneiro mescla em sua lírica características clássicas e modernas. O Presente trabalho tem por objetivo principal o estudo dos elementos vanguardistas na poesia de Mário de Sá-Carneiro. Para isso utiliza a Literatura Comparada, que, entrecruzando diferentes saberes através da interdisciplinaridade perspectivada sob o código da intertextualidade, possibilita a análise do objeto literário em diálogo com as demais manifestações artísticas e momentos situacionais. Assim, o contexto histórico, filosófico, científico e artístico (incluindo principalmente pinturas e manifestos) acaba assumindo a noção de texto, sendo possível estabelecer relações intertextuais na poesia de Sá-Carneiro.pt_BR
dc.description.abstractSá-Carneiro’s poetry presents elements from different artistic styles and manifestations. On the one hand, there is a melancholic subjectivity in the style of the cursed poets, on the other hand, there is the aesthetic ideals’ incorporation of the vanguard experiences. As well as the Portuguese Modernism, idealized by Fernando Pessoa, and having in mind the Orpheu Group, Sá-Carneiro merges classic and modern features in his lyric. Therefore, the present work has as its main objective the study of vanguard elements in Sá-Carneiro’s poetry. Thus, the Comparative Literature is used in order to enable the analysis of the literary object in dialogue with other artistic expressions, and the historical moment; it is done by crisscrossing different knowledges through interdisciplinarity based on the code of intertextuality. Hence, the philosophical, scientific, historical and artistic (including mainly paintings and manifestos) context assumes the notion of text, which allows the establishment of intertextual relations in Sá-Carneiro’s poetry.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCarneiro, Mário de Sá, 1884-1916pt_BR
dc.subjectSá-Carneiroen
dc.subjectLiteratura portuguesapt_BR
dc.subjectLyricalen
dc.subjectModernityen
dc.subjectModernismopt_BR
dc.subjectVanguardsen
dc.subjectModernismen
dc.subjectOrphismoen
dc.subjectPaulismoen
dc.subjectSensacionismoen
dc.subjectInterseccionismoen
dc.subjectCubismen
dc.subjectSurrealismen
dc.subjectSimultaneísmo órficoen
dc.subjectFuturismen
dc.subjectNeoplasticismen
dc.titleA vanguarda na lírica de Sá-Carneiro : textos, contextos e intertextospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000775498pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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