Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBittencourt, Rita Lenira de Freitaspt_BR
dc.contributor.authorAlves, Luciane da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2011-05-21T05:59:49Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29104pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho procura fazer uma reflexão a respeito da teoria do real maravilhoso e sua relação com o surrealismo. No primeiro Manifesto do Surrealismo, de 1924, André Breton pretende denunciar o ódio ao maravilhoso presente na mentalidade de alguns indivíduos, procurando resgatá-lo com a crença de que a imaginação é a única forma de libertação e luta contra o racionalismo. Em 1949, com a publicação de O reino deste mundo, de Alejo Carpentier, encontramos uma nova significação para o maravilhoso na literatura, o real maravilhoso americano. No prólogo desse livro, Carpentier critica o maravilhoso dos surrealistas, vendo-o como algo falso. Por meio de sua obra, o escritor cubano pretende mostrar o verdadeiro maravilhoso e sua íntima relação com a América Latina, sendo, segundo o autor, patrimônio dessa região. Procuraremos, portanto, analisar os motivos que levaram Carpentier a criticar o movimento francês, e a proposta de inovação presente em seu projeto literário.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo busca hacer una reflexión acerca de la teoría de lo real maravilloso y su relación con el surrealismo. En el primer Manifiesto del Surrealismo, de 1924, André Breton pretende denunciar el odio a lo maravilloso presente en la mentalidad de algunos individuos, buscando rescatarlo con la idea de que la imaginación es la única forma de liberación y lucha contra el racionalismo. En 1924, con la publicación de El reino de este mundo, de Alejo Carpentier, encontramos un nuevo significado para lo real maravilloso en la literatura, lo real maravilloso americano. En el prólogo de ese libro, Carpentier critica lo maravilloso de los surrealistas, viéndolo como algo falso. Por medio de su obra, el escritor cubano pretende mostrar lo maravilloso verdadero y su relación íntima con América Latina, que es, según el autor, patrimonio de esa región. Buscaremos, por lo tanto, analizar los motivos que llevaron a Carpentier a criticar el movimiento francés y la propuesta de innovación presente en su proyecto literario.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReal maravillosoen
dc.subjectSurrealismopt_BR
dc.subjectCarpentieren
dc.subjectCarpentier, Alejo, 1904-1980pt_BR
dc.subjectSurrealismoen
dc.subjectAmérica latinaen
dc.titleO real maravilhoso americano : conflitos e contradições na proposta de Carpentierpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000775598pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Língua Moderna: Espanhol: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples