Repositório Digital

A- A A+

Processo de gestão de projetos de design e maturidade em gestão de projetos de empresas da indústria moveleira : estudos de casos no Vale do Taquari/RS

.

Processo de gestão de projetos de design e maturidade em gestão de projetos de empresas da indústria moveleira : estudos de casos no Vale do Taquari/RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Processo de gestão de projetos de design e maturidade em gestão de projetos de empresas da indústria moveleira : estudos de casos no Vale do Taquari/RS
Outro título Process of management design projects and project management maturity in the furniture companies: case studies in the Vale do Taquari/RS
Autor Galafassi, Ana Gelsemina
Orientador Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Assunto Design
Gestão de projetos
Indústria moveleira
[en] Design
[en] Maturity
[en] Project management
[en] Project management design
Resumo O gerenciamento de projetos tem sido utilizado pelas organizações como ferramenta para estruturar, organizar e aprimorar suas práticas, bem como para alinhar projetos aos seus objetivos estratégicos. Por sua vez, gerir projetos de design significa planejar a gestão do desenvolvimento de novos produtos e deve envolver conhecimentos sobre gestão, assim como das atividades do design. Com foco no setor industrial, o presente estudo tem como objetivo analisar a gestão de projetos de design na indústria moveleira no Vale do Taquari, segmento produtivo que tem relevante destaque na indústria de transformação nacional. O estudo baseia-se na proposição de Borja de Mozota, que considera que a gestão do design está inserida nos três níveis organizacionais: operacional, tático e estratégico. Utiliza, também, modelos de maturidade em gestão de projetos como evidência para análise adicional da pesquisa, uma vez que pretende verificar como as empresas estudadas lidam com a gestão de projetos. Para o desenvolvimento deste trabalho, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de casos, cuja coleta de dados ocorreu em visitas e entrevistas com gestores de duas indústrias de móveis. A relação da gestão de projetos de design e a análise do nível de maturidade em gestão de projetos possibilitaram a identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria das empresas estudadas. Infere-se, nesse sentido, que empresas que conhecem, planejam, gerenciam e controlam seus processos e o desenvolvimento de seus produtos estão, em geral, mais preparadas para a competitividade e a inovação. O resultado deste estudo mostrou que, mesmo sem uma sistematização e conhecimento dos conceitos, as empresas pesquisadas tratam da questão da gestão de projetos de design nos seus níveis organizacionais.
Abstract Project management has been used by organizations as a tool to structure, organize and improve their practices as well as projects to align their strategic objectives. In turn, managing design projects, means planning the management of new product development and management should involve knowledge of how the activities of design. Focusing on the industrial sector, this study aims to examine the management of design projects in the furniture industry in Vale do Taquari, a productive segment that has significant prominence in the national process industry. The study was based on the proposition of Borja de Mozota, whereby the design management is inserted in the three organizational levels: operational, tactical and strategic. It is intended to apply also maturity models of project management as further evidence of the research. To develop this work, a research of qualitative study, characterized as a study of cases, whose data was collected in personal interviews with managers from two furniture manufacturers. The relation of project management design and analysis of the level of maturity in project management has enabled the identification of substantial points and improvement opportunities within the companies studied. It is inferred, in this sense, that companies that know, plan, manage and control their processes and the development of their products are, generally more prepared for competition and innovation. The result of this study has showed that, even without a systematization and knowledge of the concepts, the researched companies deal with the issue of management of design projects in their organizational levels.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/29135
Arquivos Descrição Formato
000772048.pdf (811.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.