Repositório Digital

A- A A+

Estratégias de trabalho para a aprendizagem de operações com números inteiros

.

Estratégias de trabalho para a aprendizagem de operações com números inteiros

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estratégias de trabalho para a aprendizagem de operações com números inteiros
Autor Martini, Grasiela
Orientador Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e Aplicada. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Educação Matemática
Ensino : Aprendizagem
Números inteiros
[en] Didactic proposal
[en] Difficulties
[en] Whole numbers
Resumo Este trabalho tem como tema apresentar estratégias didáticas que auxiliem na aprendizagem de operações com números inteiros. As leituras das referências bibliográficas mostraram a utilidade em desenvolver este conteúdo, utilizando a reta numérica e situações-problemas. Minha principal inspiração, no desenvolvimento do texto, foi através dos autores Morais (2010), Megid (2001) e Meister (2009). Os principais conceitos envolvidos ao longo do trabalho são o posicionamento e relações entre os números inteiros, bem como suas operações de adição e subtração. O objetivo é desenvolver atividades e estratégias que poderão auxiliar no tratamento deste conteúdo a partir do entendimento e da reflexão sobre a dificuldade que os alunos apresentam no entendimento do conteúdo referente a números inteiros, dando destaque aos números negativos, para após, apresentar algumas estratégias didáticas que poderão auxiliar no tratamento deste conteúdo.
Abstract This paper has as an aim to present some teaching strategies that could help in the learning operations with whole numbers. The reference readings showed the utility in developing this subject, using the straight-numerical and situation problems. The main inspiration in developing this text were the authors Morais (2010), Megid (2001) and Meister (2009). The main concepts involved throughout the work are positioning, the the relationship between whole numbers, as their operations of addition and subtraction. The goal is to develop activities and strategies that may assist in the dealing with this subject; based on the understanding and reflection of the difficulties that students have in comprehending these numbers. First of all, highlighting the negative numbers, for later, presenting some teaching strategies that may help in the dealing of this content.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29143
Arquivos Descrição Formato
000775907.pdf (1.864Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.