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Olimpíadas de Matemática, altas habilidades e resolução de problemas

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Olimpíadas de Matemática, altas habilidades e resolução de problemas

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Título Olimpíadas de Matemática, altas habilidades e resolução de problemas
Autor Bagatini, Alessandro
Orientador Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e Aplicada. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Olímpiadas matematicas
Resolução de problemas
[en] High abilities
[en] Math olympiads
[en] Math’s teaching
[en] Problems resolution
Resumo Neste trabalho, faço um retrospecto das principais Olimpíadas de Matemática, sabendo de sua influência na matemática atual. Comento sobre os objetivos que mais se destacam, focando-me principalmente na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Os premiados neste tipo de disputa são reconhecidos pela sua alta habilidade na matemática, e pela capacidade de resolver problemas. Por isso, investigo quais as características das pessoas portadoras de altas habilidades, como selecioná-las e, além disso, que tipo de atenção diferenciada eles necessitam ter. Ao falar em Olimpíadas de Matemática, pensamos na resolução dos problemas que as compõem. Por isso, permeando a teoria de George Polya, comento sobre sua sequência sugerida, além da possível inserção de um currículo baseado na resolução de problemas na escola. Analiso como alunos reconhecidos pela sua capacidade em matemática resolvem os problemas da OBMEP, identificando se eles seguem, mesmo que implicitamente, tal sequência.
Abstract In this work, I retrospect upon the main past Math Olympiads, knowing of its influence in present math, commenting on the most important objectives and focusing mainly in Brazilian Math Olympiads of Public Schools, OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). The winners of such competitions are recognized as so for their high skills in math and their capacity to solve problems. Thus, I investigate which are the characteristics of high skilled people, how to select them and, moreover, if and which kind of special attention they are to have. When it comes to Math Olympiads, we think about solving the problems that it is consisted of. Therefore, permeating the theory of George Polya, I comment on the sequence suggested by him and on the possibility of inserting a curriculum based on the resolution of logical problems in school. I analyze how students known for their high capacity in math solve the problems in the OBMEP tests, checking whether they follow or not the aforementioned sequence, even if implicitly.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29144
Arquivos Descrição Formato
000775916.pdf (1.069Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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