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dc.contributor.advisorCarrasco, Lucia Helena Marquespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Taís dapt_BR
dc.date.accessioned2011-05-26T06:00:46Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29145pt_BR
dc.description.abstractNeste estudo são enfatizados aspectos históricos e abordagens didáticas relativos às frações, tendo em vista a teia de sentidos e significados a que estão ligadas, em particular os de medida, quociente e razão. Através de um levantamento qualitativo acerca da abordagem do assunto em questão nos livros de Ensino Fundamental e apoiada nos autores Romanatto, David, Onuchic, Lopes e Bertoni, entre outros, procurou-se avaliar as possibilidades de ampliação do tratamento conceitual dos números racionais e da utilização da fração, essa entendida como ferramenta numérica. Após o estudo historiográfico e com base nas alternativas pedagógicas estudadas, foi realizado um estudo de caso na Escola Etadual de Ensino Médio Anne Frank, com o objetivo de investigar se o que está sendo ensinando, relativo a frações, têm significado para os alunos. Para tal, organizou-se um instrumento com várias situações-problema que poderiam ser resolvidas através do uso de frações, no entanto não havia convergência entre as ideias e os significados atribuídos a essas frações, de modo a tornar possível a problematização e a reflexão sobre o uso das mesmas. De modo geral, todas as estratégias utilizadas na produção deste trabalho foram no sentido de avaliar a adequabilidade do ensino de frações no Ensino Fundamental e de destacar algumas escolhas metodológicas e alguns recursos didáticos para o ensino dos conteúdos onde as frações se fazem presentes.pt_BR
dc.description.abstractThis work shows the historical aspects and some didactic approaches related to fractions, taking into account the web of meaning and sense aspects that fractions are connected to, particularly those of dimension, quotient, ratio and straight line point. Based on a qualitative study carried out with the prevailing literature used at Elementary Schools, and based on authors like Romanatto, David, Onuchich, Lopes, Bertoni, et al., it aims to evaluate the possibilities from conceptual treatment of the rational numbers as well the use of fractions. After reviewing some pedagogical alternatives and the historiographical study, a case of study was carried out at Anne Frank School to determine whether what was being taught in class about fractions were meaningful for the students. In order to do so, it was designed an instrument to simulate some problem situations that could be solved through the use of fractions. However, there was not enough convergence between the ideas and the meanings assigned to fractions, so it was impossible to create the necessary reflection about the use of fractions. Basically, all the methods applied to produce this work aimed to determine the suitability of fraction teaching at Elementary School level and highlight some methodological options and didactic resources available for the teaching of fractions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectNumeros racionaispt_BR
dc.subjectFractionsen
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectFractions historyen
dc.subjectEnsino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectRational numbersen
dc.titleIdeias associadas à fração: abordagens históricas e didáticaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000775923pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e Aplicadapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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