Repositório Digital

A- A A+

Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria

.

Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria
Autor Dutra Júnior, Fernando
Orientador Burigo, Elisabete Zardo
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e Aplicada. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Desenho geometrico
Ensino de matematica : Geometria : Pesquisa
Geometria
[en] Geometric drawing
[en] Geometric thinking
[en] Learning tool
[en] Teaching geometry
Resumo Este trabalho tem com objetivo analisar o uso de Desenho Geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria no Ensino Médio. Comentamos alguns momentos do desenvolvimento histórico do ensino da Geometria e do Desenho Geométrico. Analisamos as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais a respeito do ensino de Geometria e as habilidades que ele deve proporcionar ao aluno. Apresentamos e analisamos uma prática de ensino-aprendizagem de construções geométricas desenvolvida com alunos do Ensino Médio de uma escola pública. Através da análise dessas construções, avaliamos também o nível de pensamento geométrico desses alunos segundo o modelo de Van Hiele. E, por fim, discutimos as contribuições do Desenho Geométrico para a construção de conceitos geométricos pelos alunos.
Abstract This work intends to analyze the use of Geometric Drawing as a tool for learning geometry in high school. We comment a few moments of the historical development of the teaching of Geometry and Geometric Drawing. We analyze the guidelines of the National Curriculum to the teaching of Geometry and the skills he must provide the student. We present and analyze a practice of teaching and learning of geometrical constructions developed with high school students in a public school. Through analysis of these constructions, we also assess the level of geometric thinking these students according to the Van Hiele model. Finally, we discuss the contributions of Geometrical Drawing for the construction of geometrical concepts by students.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29154
Arquivos Descrição Formato
000775883.pdf (2.021Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.