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dc.contributor.advisorBittencourt, Rita Lenira de Freitaspt_BR
dc.contributor.authorBecker, Caroline Valadapt_BR
dc.date.accessioned2011-05-26T06:00:51Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29161pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva tecer um ensaio interpretativo acerca da minissérie Capitu, dirigida por Luiz Fernando Carvalho, produzida em 2008 para a Rede Globo. Essa narrativa fílmica é uma transcriação do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, para o universo da imagem. Entre os caminhos teóricos e metodológicos percorridos, estão a discussão acerca do conceito de adaptação, a observação da proposta estética do Projeto Quadrante – responsável pela minissérie –, bem como a análise dos elementos romanescos (re)criados para as imagens. Para isso, parte-se de duas conceituações: Realismo literário e realismo cinematográfico e, posteriormente, investiga-se de que modo a minissérie apropria-se ou afasta-se do naturalismo cinematográfico. O resultado de Capitu é uma poética baseada no texto machadiano, nas suas indicações de ópera e teatro, somadas a um verdadeiro mosaico temporal e a uma estrutura de cenário deliberadamente falsa. A minissérie traz a personificação das reminiscências do narrador Dom Casmurro, que surge como uma tríade – Dom Casmurro, Bento Santiago e Bentinho –, bem como uma estrutura que oscila entre o século XIX – evocado pelo vestuário e pelo mobiliário – e o século XXI – indicado por imagens e objetos contemporâneos que se misturam à narrativa fílmica. Capitu, portanto, apropria-se da estética machadiana, mas acrescenta a ela outra leitura, assumindo os sentidos de adaptação como (re)criação, tradução e transcriação.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to compose an interpretive essay about the miniseries Capitu, directed by Luiz Fernando Carvalho and produced in 2008 to Rede Globo TV channel. This film narrative is a transcreation of the novel Dom Casmurro, by Machado de Assis, to the image universe. Among the theoretical and methodological paths that were followed is the discussion around the concept of adaptation, the observation of the aesthetic proposal of the Quadrante Project – responsible for the miniseries -, as well as the analysis of the novel elements (re)created into images. For that, two concepts form the basis: literary realism and cinematographic realism, and afterwards, the investigation of in which way the miniseries appropriates or stands back from the cinematographic naturalism. The result of Capitu is a poetics based on Machado’s text, in its indications of opera and drama, added to a true temporal mosaic and to (developed in) a structure of scenario deliberately false. The miniseries carries the personification of the narrator Dom Casmurro’s reminiscences, that comes as a triad – Dom Casmurro, Bento Santiago and Bentinho -, as well as a structure that oscillates between the 19th century – evoked by the apparel and furniture – and the 21st century – once that contemporary images and objects are mixed inside the film narrative. Therefore, Capitu arrogates Machado’s aesthetic, but adds to it one other reading, assuming the senses of adaptation as (re)creation, translation and transcreation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDom Casmurro (Livro)pt_BR
dc.subjectDom Casmurroen
dc.subjectCapitu (Minissérie)pt_BR
dc.subjectAdaptationen
dc.subjectCapituen
dc.subjectAdaptação para televisãopt_BR
dc.subjectImageen
dc.titleDom Casmurro e Capitu : poéticas da palavra e da imagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000776025pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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