Repositório Digital

A- A A+

Participação escrita orientada para a criação de contextos colaborativos de aprendizagem : uma análise de atividades via fórum no CFP-CEPI

.

Participação escrita orientada para a criação de contextos colaborativos de aprendizagem : uma análise de atividades via fórum no CFP-CEPI

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Participação escrita orientada para a criação de contextos colaborativos de aprendizagem : uma análise de atividades via fórum no CFP-CEPI
Autor Nunes, Camila Dilli
Orientador Schlatter, Margarete
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
Assunto Contextos colaborativos de aprendizagem
Ensino à distância
Língua portuguesa
[es] Comunidad colaborativa de aprendizaje
[es] Enseñanza de lengua portuguesa a distancia
[es] Participación vía foro
Resumo O Curso de Espanhol e Português para Intercâmbio (CEPI) é um curso a distância que visa à preparação do estudante intercambista do Programa Escala para o ingresso na universidade de destino. Com vistas a desenvolver um CEPI específico para cada universidade integrante da AUGM, realizou-se via Moodle, em 2009-2010, o Curso a distância de Formação de Professores CEPI (CFP-CEPI), no qual se debateu sobre os pressupostos teóricos do CEPI e se propôs tarefas específicas para o contexto de cada universidade (participaram 31 professores de 10 universidades da AUGM). O objetivo deste trabalho é analisar a participação (Schulz, 2007) nas atividades realizadas via fórum no CFP-CEPI, com vistas a estudar se e como os participantes realizam atividades pedagógicas colaborativas (Bulla, 2007). Analiso as atividades desenvolvidas pelos quatro grupos de professores em formação, na tarefa colaborativa via fórum “3.1. O CEPI como um curso online organizado por tarefas” (Módulo 1 do CFP-CEPI), buscando identificar como eles organizam a participação na modalidade escrita via fórum e como tais práticas se relacionam com a construção conjunta de contextos colaborativos de aprendizagem (Bulla, 2007; Schlatter et al, 2009). A análise sugere que os grupos atualizam a tarefa pedagógica proposta de maneiras diferentes, e que a retomada de posts e o engajamento nos propósitos considerados como relevantes pelos participantes em cada etapa da execução da tarefa têm relação com a construção de contextos colaborativos de aprendizagem. O estudo contribui para a reflexão sobre práticas de participação via fórum que podem configurar-se como atividades pedagógicas colaborativas e traz implicações e orientações para a elaboração de tarefas pedagógicas com a ferramenta fórum. Além disso, os procedimentos metodológicos adotados fornecem subsídios para o debate acerca de análise de dados de interação escrita via fórum em cursos a distância.
Resumen El Curso de Español y Portugués para Intercambio (CEPI) es un curso a distancia que tiene como objetivo preparar al estudiante intercambista del Programa Escala para el ingreso a la universidad de destino. Con el propósito de desarrollar un CEPI específico para cada universidad integrante de la AUGM, se realizó vía Moodle, en 2009-2010, el Curso a distancia de Formación de Profesores CEPI (CFP-CEPI), en el cual se debatió sobre los presupuestos teóricos del CEPI y se propusieron tareas específicas para el contexto de cada universidad (participaron 31 profesores de 10 universidades de la AUGM). El objetivo de este trabajo es analizar la participación (Schulz, 2007) en las actividades realizadas vía foro en el CFP-CEPI, buscando estudiar si y cómo los participantes realizan actividades pedagógicas colaborativas (Bulla, 2007). Analizo las actividades desarrolladas por los cuatro grupos de profesores en formación, en la tarea colaborativa vía foro “3.1. O CEPI como um curso online organizado por tarefas” (Módulo 1 del CFP-CEPI), buscando identificar cómo organizan la participación en la modalidad escrita vía foro y cómo tales prácticas se relacionan con la construcción conjunta de contextos colaborativos de aprendizaje (Bulla, 2007; Schlatter et al, 2009). El análisis sugiere que los grupos actualizan la tarea pedagógica propuesta de maneras distintas, y que la retomada de posts y el el hecho de tomar parte en los propósitos considerados como relevantes por los participantes en cada etapa de la ejecución de la tarea se relacionan con la construcción de contextos colaborativos de aprendizaje. El estudio contribuye para reflexionar sobre prácticas de participación vía foro que pueden configurarse como actividades pedagógicas colaborativas y trae implicaciones y orientaciones para la elaboración de tareas pedagógicas con la herramienta foro. Además, los procedimientos metodológicos adoptados dan subsidios para el debate acerca de análisis de datos de interacción escrita vía foro en cursos a distancia.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29162
Arquivos Descrição Formato
000776033.pdf (3.654Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.