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Entre linhas e traços : os Estados Unidos pós guerra de F. Scott Fitzgerald e Edward Hopper

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Entre linhas e traços : os Estados Unidos pós guerra de F. Scott Fitzgerald e Edward Hopper

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Título Entre linhas e traços : os Estados Unidos pós guerra de F. Scott Fitzgerald e Edward Hopper
Autor Oliveira, Mariana Lessa de
Orientador Bittencourt, Rita Lenira de Freitas
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Língua Moderna: Inglês: Licenciatura.
Assunto Cinema
Estados Unidos
Literatura e pintura
[en] Cinema
[en] Literature
[en] Painting
[en] Strangeness
[en] USA
Resumo O presente trabalho analisa a primeira parte do romance “Suave é a noite” do escritor norte-americano F. Scott Fitzgerald, em sua versão de 1934, e os quadros “Compartment C, Car 193”, de 1938, “New York Movie”, de 1939 e “Nighthawks”, de 1942, do pintor norte-americano Edward Hopper. O objetivo principal é analisar de que maneiras, através dessas duas artes, podemos evidenciar uma descrição do que era os Estados Unidos pós primeira Guerra Mundial. Pata tal, este trabalho foi desenvolvido através da comparação de temas e técnicas recorrentes nas obras de ambos os artistas, utilizando-se de teorias múltiplas, que dialogam com as áreas da estética comparada, tradução, história, psicanálise, cinema, fotografia, literatura, semiótica, pintura e filosofia. Concluiu-se que através dos temas escolhidos e da pesquisa formal realizada pelos artistas, estes apresentam o seu olhar particular, ou a sua tradução dos EUA pós I GM.
Abstract The following paper analyses the first part of F. Scott Fitzgerald’s novel “Tender is the night” from 1934, and Edward Hopper’s paintings “Compartment C, Car 193” from 1938, “New York Movie” from 1939 and “Nighthawks” from 1942. This paper aims at analyzing how these two art forms present an outlook of post World War I United States. Through comparison of themes and techniques this paper utilizes theories from comparative aesthetics, translation, history, psychoanalysis, cinema, photography, literature, semiotics, painting and philosophy. In conclusion, through the themes and the ways the artists had chosen to express their art they were presenting their view, or translation, of post World War I United States.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29195
Arquivos Descrição Formato
000775775.pdf (1.046Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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