Repositório Digital

A- A A+

O Bloco "Tratamento da Informação" no Ensino Fundamental: uma análise

.

O Bloco "Tratamento da Informação" no Ensino Fundamental: uma análise

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O Bloco "Tratamento da Informação" no Ensino Fundamental: uma análise
Autor Zaniol, Karine
Orientador Lopes, Silvia Regina Costa
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Educação Matemática
Livros didaticos
Matemática : Tratamento da Informação
Resumo Esse trabalho tem como objetivo discutir como pensar o trabalho pedagógico do Tratamento da Informação no Ensino Fundamental. O bloco do Tratamento da Informação, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, compreende conteúdos de Probabilidade, Estatística e Combinatória. Foram analisados os conteúdos do bloco do Tratamento da Informação em livros didáticos do Ensino Fundamental, tomando como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais. Foi realizado o estudo analítico de três coleções de livros didáticos de Matemática indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Além disso, foram entrevistados cinco professores de escolas estaduais de Porto Alegre. Ao final deste trabalho, é apresentada uma proposta didática para o ensino de alguns conteúdos, do Ensino Fundamental, referentes ao bloco do Tratamento da Informação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29201
Arquivos Descrição Formato
000775731.pdf (1.980Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.