Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoellwald, Francisco Eggerpt_BR
dc.contributor.authorMósca, Salvador Calainhopt_BR
dc.date.accessioned2011-05-27T06:00:35Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29203pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é propor uma nova gama de funcionalidades para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) em ambiente web puro, sendo que muitas destas já são largamente utilizadas sem fins acadêmicos na internet, baseado na crença de que a implementação de tais funcionalidades pode contribuir para tornar a experiência de aprendizado mais dinâmica e o compartilhamento de informações e conteúdos entre alunos e professores mais acessível e estruturado. O foco da investigação se concentrará na forma de se produzir, distribuir e avaliar informação e conteúdo, e nas possibilidades de relações interpessoais em um AVA. Para tal foi realizado um estudo de caso da Wikipédia como base para o modelo de desenvolvimento colaborativo, para o gerenciamento integrado de conteúdo e a forma deste conteúdo se tornar visível aos motores de busca (Search Engine Optimization – SEO). A proposta é expandir o modelo Wikipédia como plataforma de publicação no tocante à arquitetura da informação e adicionar novas perspectivas derivadas de funcionalidades, tais como suporte a mídias digitais e aplicativos web (vídeos, jogos em flash, applets), a implementação de uma rede social e a inclusão de ferramentas de estatística e avaliação de conteúdo.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this paper is to propose a new range of features for Virtual Learning Environments (VLEs) in pure web environment, being many of these already widely used for non-academic purposes on the Internet, based on the belief that the implementation of such features may contribute to make the learning experience more dynamic and the sharing of information and content between students and professors more accessible and structured. The investigation will focus on how to produce, distribute and access information and content, and the possibilities of interpersonal relationships in a VLE. A study of case Wikipedia was conducted to build the foundations of collaborative development model for the integrated management of content and how this content becomes visible to search engines (Search Engine Optimization - SEO). The proposal is to extend the Wikipedia model as a publishing platform in terms of information architecture and add new perspectives that comes from features such as support for web applications and digital media (videos, flash games, applets), the implementation of a social network and the inclusion of statistical tools and content assessment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWikipédia (Site)pt_BR
dc.subjectWikipediaen
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectCollaborativeen
dc.subjectSEOen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectVirtual learning environmentsen
dc.subjectStatisticsen
dc.subjectSocial networkingen
dc.subjectInformation architectureen
dc.subjectMediaen
dc.subjectSupporting applicationsen
dc.titleAmbiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000775973pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e Aplicadapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples