Repositório Digital

A- A A+

Algeplan, Álgebra e Geometria : entendendo práticas matemáticas como jogos de linguagem

.

Algeplan, Álgebra e Geometria : entendendo práticas matemáticas como jogos de linguagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Algeplan, Álgebra e Geometria : entendendo práticas matemáticas como jogos de linguagem
Autor Poleto, Camilla da Silva
Orientador López Bello, Samuel Edmundo
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e Aplicada. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Álgebra
Algeplan
Geometria
Jogos de linguagem
[en] Algebra’s teaching
[en] Algeplan
[en] Follow a rule
[en] Language games
[en] Wittgenstein
Resumo A problemática da iniciação à Álgebra no Ensino Fundamental tem chamado a atenção de professores e pesquisadores da Educação Matemática. O material manipulativo Algeplan foi criado com o objetivo de possibilitar uma melhora no ensino da Álgebra, através de relações com a Geometria. Sob a lente teórica do filósofo Ludwig Wittgenstein e suas considerações sobre a linguagem e a constituição dos sentidos, é possível pensar que as práticas matemáticas constituem jogos de linguagem, cada um com uma série de regras a serem seguidas. Dessa forma, consideramos também o Algeplan como um jogo de linguagem, no qual podemos identificar apenas semelhanças de família com a Álgebra e a Geometria.
Abstract The issue of initiation to Algebra in elementary school has attracted the attention of teachers and researchers in Mathematics education. The manipulative game Algeplan was created with the goal of enabling an improvement in the Algebra’s teaching through Geometry relations. Under the theoretical lens of the philosopher Ludwig Wittgenstein and his remarks on language and the sense’s constitution, one might think that mathematical practices are language games, each with a series of rules to follow. Thus, we consider also the Algeplan as a language game in which we can identify only family similarities with Algebra and Geometry.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29205
Arquivos Descrição Formato
000775979.pdf (573.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.