Repositório Digital

A- A A+

O ritmo nos telejornalismos brasileiro e britânico: análise dos telejornais Jornal Nacional, Repórter Brasil e BBC News

.

O ritmo nos telejornalismos brasileiro e britânico: análise dos telejornais Jornal Nacional, Repórter Brasil e BBC News

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O ritmo nos telejornalismos brasileiro e britânico: análise dos telejornais Jornal Nacional, Repórter Brasil e BBC News
Autor Silva, Filipe Peixoto da
Orientador Silva, Alexandre Rocha da
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Telejornalismo : Brasil
Resumo O presente trabalho analisa o ritmo de reportagens nos telejornais brasileiros Jornal Nacional (TV Globo) e Repórter Brasil (TV Brasil), e no telejornal britânico BBC News (BBC). O percurso teórico contempla a discussão a respeito do propriamente televisivo, englobando as ethicidades televisivas, molduras e imaginários televisíveis; também discute o estatuto das imagens técnicas que nos rodeiam, como as produzidas pela televisão; além de fazer uma revisão das teorias de montagem de Eisenstein e das formas de aceleração de ritmo, considerando os fundamentos de edição no telejornalismo, em especial no que tange o estabelecimento do ritmo. A partir destas discussões, foi possível identificar, entre tantos, dois fatores que exercem influência no ritmo da edição: o tempo de duração dos takes e o uso de sobe sons e pausas. Quantificando-se estes dois aspectos chegou-se a índices de ritmo das reportagens analisadas e verificou-se que o telejornal britânico apresenta, na maioria das vezes, um ritmo mais lento e com frequente uso de sobe sons e pausas, enquanto os telejornais brasileiros são mais acelerados e bem mais econômicos nas pausas e sobe sons. Inclusive o Repórter Brasil, produzido por uma TV pública, é mais distante da também pública BBC nos aspectos citados do que o Jornal Nacional.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29230
Arquivos Descrição Formato
000775944.pdf (547.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.