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Uma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramento

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Uma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramento

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Título Uma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramento
Autor Castro, Nádia Studzinski Estima de
Orientador Simões, Luciene Juliano
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Ensino de línguas
Letramento
Língua francesa
[fr] Collège
[fr] Diversité
[fr] Éducation linguistique
[fr] FLE
[fr] Genres
[fr] Letramento
[fr] Organisation didactique
Resumo Este trabalho propõe uma reflexão sobre a construção de uma sequência didática em língua francesa, direcionada para o escola pública brasileira. Partindo de uma visão de educação linguística baseada no letramento, refletiremos sobre questões como: gêneros (orais e textuais) e interação, ensino de língua e comunicação, temática e sequências didáticas. Para a elaboração da sequência didática proposta serão usados como material de base os Referenciais Curriculares para o Estado do Rio Grande do Sul, publicados em 2009. A discussão é iniciada a partir de uma extensa reflexão teórica, onde discutiremos sobre diferentes pontos que influenciarão na construção do Referencial Pedagógico de Língua Francesa. Após a revisão teórica, passaremos para a apresentação da sequência didática e a posterior discussão sobre o percurso de seleção de textos.
Résumé Ce travail propose une réflexion sur la construction d’une séquence didactique en langue française dirigée vers des écoles publiques brésiliennes. Considérant le point de vue d’une éducation linguistique basée sur le letramento, nous réfléchirons sur de différentes questions: les genres textuels (oral et écrit), l’interaction, l’enseignement de langue et la communication, et les séquences thématiques et didactiques. Nous utiliserons les Referenciais Curriculares de l’état du Rio Grande do Sul comme source de référence pour la production de ce travail. Les Referenciais Curriculares ont été publiés en 2009. Ce débat commence avec une réflexion théorique où nous analyserons de différents points qui influenceront la construction du Referencial Curricular de Língua Francesa. Après la réflexion théorique, nous présenterons deux séquences didactiques et, finalement, nous analyserons la question de la sélection de textes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29235
Arquivos Descrição Formato
000775794.pdf (4.467Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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