Repositório Digital

A- A A+

O cinema como formação : possíveis caminhos para o uso de produtos cinematográficos na educação ambiental a partir de uma análise do fenômeno avatar

.

O cinema como formação : possíveis caminhos para o uso de produtos cinematográficos na educação ambiental a partir de uma análise do fenômeno avatar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O cinema como formação : possíveis caminhos para o uso de produtos cinematográficos na educação ambiental a partir de uma análise do fenômeno avatar
Autor Colla, Rodrigo Ávila
Orientador Fischer, Rosa Maria
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Assunto Cinema
Educação ambiental
Sustentabilidade
[en] Avatar
[en] Cinema and environmentalism
[en] Ecology
[en] Environment education
[en] Sustainability
Resumo Este trabalho contextualiza a preocupação crescente com meio ambiente e sustentabilidade na contemporaneidade. Apresenta a metodologia que será usada na tentativa de trilhar uma proposta pedagógico que agregue a utilização do cinema em práticas de educação ambiental. Após, insere o objeto de estudo, o filme Avatar, de 2009, com direção e roteiro de direção James Cameron, no universo temporal a que pertence, traçando o panorama social em que ele é lançado. A seguir é feita uma análise de caso do filme visando estabelecer relações de elementos e alegorias presentes nele e conceitos referentes ao meio ambiente e à sustentabilidade. Por fim, sugere caminhos para a utilização da película na Educação Ambiental.
Abstract This work analyzes the growing concern over the environment and sustainability in contemporary times. Presents the methodology to be used for work in order to create an educational proposal that adds the use of cinema practices in environmental education. After that, insert the object of study, the film Avatar, 2009, directed and written by James Cameron, in the temporal universe belonging, tracing the social landscape in which it is released. The following analysis seeks establish relations between elements and allegories within the film and concepts concerning the environment and sustainability. Finally, it suggests ways to use the film in Environmental Education.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/29254
Arquivos Descrição Formato
000776684.pdf (213.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.