Repositório Digital

A- A A+

Projeto dramatizando nossa arte : resgatando o sentido da arte teatral em uma comunidade escolar da cidade de Porto Alegre

.

Projeto dramatizando nossa arte : resgatando o sentido da arte teatral em uma comunidade escolar da cidade de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Projeto dramatizando nossa arte : resgatando o sentido da arte teatral em uma comunidade escolar da cidade de Porto Alegre
Autor Pacheco, Elisa Riffel
Orientador Reckziegel, Ana Cecilia de Carvalho
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Assunto Arte
Memória
Sujeito
Teatro
Resumo A presente monografia constitui-se em uma pesquisa que tem como tema as linguagens artísticas na formação humana. Pensa-se que a arte integra o conhecimento, bem como qualifica o pensamento, através da abordagem estética, da prática do belo, do sensível. Neste contexto, pergunta-se, como a arte interfere na construção do saber para uma aprendizagem reflexiva? Com relação a esta analise, foca-se o teatro, a dinâmica do jogo dramático e teatral na constituição do sujeito. Atualmente, percebe-se que a escola não consegue preencher as lacunas advindas da sociedade contemporânea. Cada vez mais, as crianças nos “brindam” com conceitos, informações, que estão além dos conteúdos formais. Como trabalhar com estas questões? Será que não é necessário jogar mais, brincar mais, experimentar mais o potencial criativo dos alunos? Como a arte incentiva, estimula, provoca o ser humano? Para responder a estas inquietações, tentou-se resgatar os sentidos que foram inseridos em um projeto que vinculava a arte à educação, a estética à criação, a inteligência à emoção, o jogo, o drama à atuação e à reflexão. Este projeto denominava-se Dramatizando Nossa Arte e tinha como objetivo qualificar e desenvolver a criatividade dos alunos a partir da vivência com a linguagem dramática e teatral. Portanto, esta monografia tem como finalidade averiguar se esta experiência repercutiu na formação das crianças e jovens que fizeram parte desta proposta. Considerando também, os reflexos e significados que foram instaurados junto ao corpo docente e espaço escolar. Por isso, através da execução de oficinas, entrevistas semi- estruturadas e diário de campo buscou-se resgatar a memória, a relevância desta prática.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/29261
Arquivos Descrição Formato
000776283.pdf (401.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.