Repositório Digital

A- A A+

É nóis na quebrada! o olhar dos jovens através da produção audiovisual

.

É nóis na quebrada! o olhar dos jovens através da produção audiovisual

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título É nóis na quebrada! o olhar dos jovens através da produção audiovisual
Autor Mancuso, Nádia Herter
Orientador Santos, Vera Lucia Bertoni dos
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Assunto Audiovisual
Identidade
Juventude
Prática pedagógica
Tecnologia
[en] Audiovisual education
[en] New technologies
[en] Pedagogical practices
[en] Teaching-learning process
Resumo A pesquisa reflete sobre a visão dos jovens em relação à sua realidade e enfatiza as possibilidades pedagógicas da criação audiovisual, através da análise de um conjunto de vídeos produzidos por alunos de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. A investigação parte da hipótese que a escuta do professor em relação aos seus alunos e a busca de aproximação entre o universo deles e os conhecimentos a serem desenvolvidos na escola, podem contribuir para a implementação de um processo eficaz de ensino e aprendizagem. Assim, propõe-se à utilização criativa de meios tecnológicos e digitais como ferramentas para o autoconhecimento desses sujeitos, oportunizando uma criação autoral que estimule a autonomia, a vivência em grupo, a reflexão crítica sobre a realidade que os cerca e a tomada de decisões para possíveis mudanças referentes a assuntos que os mobilizem. Acredita-se que através desta proposta é possível que o professor conheça melhor a realidade destes jovens e, assim, possa elaborar práticas pedagógicas que contemplem os interesses e as necessidades do jovem contemporâneo.
Abstract This research reflects upon the vision young people have about their reality and emphasizes the pedagogical possibilities for audiovisual creation, through the analysis of a series of videos produced by students of a certain Municipal School of Porto Alegre, Brazil. The departing point of the study lies in the premise that the teacher’s listening of the students combined with the seek for a reproach of their universe and the knowledge to be gained at school, can contribute to the implementation of an effective process of both teaching and learning. Thus, we propose the use of media and digital technology in a creative way as tools for the self-knowledge of the students, generating the opportunity for original creation that encourages autonomy, group experience, critical reflection on the reality surrounding them and the taking of decisions regarding changes on issues that motivate them. It is believed that the way proposed by this study makes it possible for the teacher to enhance his understanding of the reality of the youngsters, thus making him capable of developing pedagogical practises that respect the interests and the needs of the contemporary youth.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/29270
Arquivos Descrição Formato
000776674.pdf (356.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.