Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPrass, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorSanchotene, Virgínia Crivellaropt_BR
dc.date.accessioned2011-06-01T06:00:33Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29275pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa foi desenvolvida junto ao grupo artístico Orquestra Villa-Lobos, sediado na Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, localizada na Vila MAPA, em Porto Alegre. O objetivo deste trabalho foi descrever o Programa Orquestra Villa-Lobos, da Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, como uma possibilidade de escape, por parte de seus integrantes, das condições de assujeitamento que os posicionam à margem de ações e experiências sociais e culturais possíveis ou permitidas apenas a uma classe considerada mais “nobre” ou “rica” da população. Por meio do Programa, jovens de classe popular têm acesso à linguagem musical e à técnica de diversos instrumentos, bem como, a outras oportunidades de formação musical e humana que contribuem para sua ampliação cultural, formação pessoal e, em muitos casos, capacitação profissional. A Escola Villa-Lobos é sediada na Lomba do Pinheiro – Porto Alegre –, e atende os estudantes da Comunidade da Vila MAPA. Os dados qualitativos apresentados permitem a compreensão da dimensão alcançada pelo Programa, através do trabalho musical e social desenvolvido junto aos jovens da comunidade, em especial junto aos 40 integrantes da Orquestra, professores e coordenadora, colaboradores desta pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThe present research was developed along the artistic group Orquestra Villa-Lobos, hosted in the municipal school Heitor Villa-Lobos, located in the Vila MAPA, in Porto Alegre. The objective of this work was to describe the Programa Orquestra Villa-Lobos, from the municipal school Heitor Villa-Lobos, as a possibility of escape, by its members, from the conditions of “submission” that positions them on the sidelines of actions and social experiences and cultures possible or permitted only to a class considered more “noble” or “rich” of the population. Through the Programa, youngsters from the working class have access to the musical language and to techniques of various musical instruments, as well as, to other opportunities of musical and human formation that contributes to its cultural expansion, personal formation and, in many cases, professional capacitation. The Villa-Lobos school is hosted in the Lomba do Pinheiro – Porto Alegre, and serves the students from the Comunidade da Vila MAPA. The qualitative data presented allows the comprehension of the dimension achieved by the Programa, through the musical and social work developed along the youngsters of the community, especially along the 40 members of the Orquestra, teachers and coordinator, contributors of this research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusical educationen
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectPopular educationen
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectPublic schoolen
dc.titleOrquestra Villa-Lobos : reescrevendo históriaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000776699pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Pedagogia da Artept_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples