Repositório Digital

A- A A+

No fio de Ariadne : mapeando o labirinto das representações culturais de teatro na educação de crianças

.

No fio de Ariadne : mapeando o labirinto das representações culturais de teatro na educação de crianças

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título No fio de Ariadne : mapeando o labirinto das representações culturais de teatro na educação de crianças
Autor Freitas, Luciane Prestes de
Orientador Reckziegel, Ana Cecilia de Carvalho
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Assunto Criança
Educação infantil
Representação cultural
Teatro
Resumo O presente estudo tem como objetivo discutir as representações culturais de teatro na educação. Enfocando o universo do teatro na educação, preocupa-se com as diferentes significações que circulam na cultura acerca do teatro, e também da arte em geral, quando inseridos no meio educacional. Está ancorado na perspectiva pós-estruturalista dos Estudos Culturais, com ênfase no conceito de representação cultural, e entende a linguagem como constitutiva de práticas sociais e a cultura como campo de luta ou disputa por significados. Utiliza como ferramenta metodológica as entrevistas com alunos e com os pais de alunos que frequentam dois centros de arte na cidade de Porto Alegre.A pesquisa problematiza alguns dos aspectos do que move pais e filhos a procurarem por aulas de teatro e como eles encaram essas aulas, relacionando-os com as configurações históricas e políticas do conjunto mais amplo da cultura e não como mero produto de suas opiniões particulares. A partir disso, foi possível elencar seis representações que cercam o dia-a-dia de educadores de teatro: 1) Arte significa “artes visuais”; 2) Arte é uma questão de talento; 3) Teatro serve para desinibir; 4) Para ser bom professor (de teatro) é preciso ser bom ator; 5) O espetáculo teatral tem que transmitir uma “mensagem”; 6)Teatro é coisa de gay.Evidenciaram-se de um lado representações muito românticas do teatro, com uma ênfase no mito do talento individual e do outro lado representações muito instrumentais e utilitárias do teatro, quando inserido na educação. Por outro lado, algumas representações indicam a existência de hierarquias simbólicas entre diferentes campos da arte, ou entre a profissão de ator e a de professor de teatro. Aparece também uma articulação entre teatro e representações homofóbicas de gênero e de sexualidade. Dessa maneira, a pesquisa contribui para a reflexão sobre elementos que podem trazer obstáculos para a efetiva realização de uma educação de qualidade em arte a partir do trabalho com o teatro, baseada em concepções democráticas de ensino.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/29278
Arquivos Descrição Formato
000776449.pdf (1.727Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.