Repositório Digital

A- A A+

A adolescência e o corpo através da arte

.

A adolescência e o corpo através da arte

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A adolescência e o corpo através da arte
Autor Henrique, Sirlei
Orientador Loponte, Luciana Gruppelli
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Assunto Adolescente
Arte
Corpo
Sexualidade
Resumo O presente trabalho se propõe a compreender como adolescentes de uma escola pública, que estão freqüentando a turma do primeiro ano de ensino médio, composta por onze alunos e vinte e três alunas, com idade entre quinze e dezessete anos percebem o seu corpo e sua sexualidade através das Artes Visuais. Como cada gênero consegue representar através da sua expressão gráfica, corporal, verbal e plástica o prazer, e assim abordar a sexualidade e a relação com seu próprio corpo. No exercício da docência de arte, sempre que era exibida nas aulas uma imagem com o nu artístico, surgiam piadas e risadas. Como professora, isso me instigava e com tempo, nas aulas de arte, essas exibições de imagens foram substituídas pelo trabalho com o nu. A partir daí era o momento de enfrentar o problema de frente, um grande desafio para a Arte-educadora. Depois de conversar com os alunos e de um levantamento realizado em sala de aula com todos, foi constatado que nunca trabalharam o nu nas aulas de arte e que o tema sexualidade só era abordado nas aulas de Ciências como prevenção das doenças sexualmente transmitidas. A partir de então se começou a abordar o nu nas aulas de arte, o corpo sendo explorado com prazer, em nível suficiente para provocar nos alunos o desejo em expressar pensamentos e emoções, tornando-os assim mais autoconfiantes, para que pudessem então, de uma forma crítica e comprometida, manifestar a sua opinião referente à maneira como o corpo e a sexualidade se apresentam nas obras de arte. No decorrer das aulas, entre muitas conversas, foram de grande valia atividades diversificadas com expressões gráficas, performances e visitas em exposições que aconteceram na cidade de Porto Alegre durante a realização da pesquisa. Durante o período de vinte de maio a vinte e nove de setembro de 2010, foram realizadas as observações, registros fotográficos, anotações em diário e entrevistas feitas com os alunos. Sobretudo, constata-se que é possível abordar através da arte na escola, a relação corpo, adolescência, gênero e sexualidade.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/29285
Arquivos Descrição Formato
000776698.pdf (1.027Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.