Repositório Digital

A- A A+

Uma base de dados para compartilhamento de experiências no uso de mapas conceituais no acompanhamento de processos de conceituação

.

Uma base de dados para compartilhamento de experiências no uso de mapas conceituais no acompanhamento de processos de conceituação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma base de dados para compartilhamento de experiências no uso de mapas conceituais no acompanhamento de processos de conceituação
Autor Dutra, Italo Modesto
Johann, Stéfano Pupe
Piccinini, Carlos Augusto
Fagundes, Léa da Cruz
Resumo A utilização de um referencial construtivista piagetiano para o uso dos mapas conceituais levou à construção de um modelo de acompanhamento dos processos de conceituação. Esse modelo visa a estabelecer um referencial teórico e metodológico com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos sistemas conceituais (construção de conceitos) de crianças e jovens no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem na escola. Esse trabalho tem o objetivo de apresentar o design de um banco de dados digital que permita organizar dados de experimentos que usem o modelo de acompanhamento dos processos de conceituação. A construção desse banco de dados permitirá, além de consultas que façam cruzamentos de dados, o compartilhamento com outros pesquisadores interessados e a adaptação do modelo a outros contextos de aprendizagem
Abstract The use of a constructivist approach to concept maps led to the construction of a model of analysis of conceptualization processes. This model intends to establish a theoretical and practical approach that aims to follow up the development of youngster’s conceptual systems (concept building). This work intends to present the design of a digital database able to organize data of experiments that use the model of analysis to follow up conceptualization processes. The development of this database will allow, besides queries that links significant data, sharing with other researchers and the adaptation of the model to other educational contexts.
Contido em RENOTE : revista novas tecnologias na educação. 10 f.
Assunto Mapa conceitual
Mapa conceitual : Psicologia da aprendizagem
[en] Concept maps
[en] Construtivism
[en] Database
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/29293
Arquivos Descrição Formato
000760826.pdf (1.222Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.