Repositório Digital

A- A A+

O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula

.

O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula
Outro título Study of the polynomial 1st grade: differences between see and hear an object of learning in the inclusion of subject with visual impairment in the classroom
Autor Lopes, Arilise Moraes de Almeida
Passerino, Liliana Maria
Rodrigues, Thiago Aguiar
Resumo Este trabalho apresenta a concepção de um Objeto de Aprendizagem (OA) referente ao estudo de função polinomial do 1° grau e o seu processo de acessibilidade, sendo aplicado em uma turma do 1° ano do ensino médio, na sala de aula informatizada, com a presença dois alunos cegos, dentro de um contexto de inclusão social e digital, buscando apresentar como o deficiente visual interage com a acessibilidade de um objeto de aprendizagem em duas versões (Flash e HTML), uma vez que o processo de construção do conhecimento normalmente ocorre quando utiliza materiais concretos, devido as suas percepções táteis, o que foi corroborado no teste realizado com os dois alunos cegos quando manipularam os OAs nas duas versões e percebeu-se a necessidade ainda de material concreto.
Abstract This paper presents the conception of a Learning Object (OA) for the study of polynomial function of the 1st degree and the process of accessibility and is used in a class of 1st year of high school, the classroom computer, with the presence of two blind students, within a context of social and digital inclusion, seeking to present itself as the visually impaired interact with the accessibility of a learning object in two versions (Flash and HTML), since the process of knowledge construction typically occurs when uses concrete materials, due to their tactile perceptions, which was confirmed in tests carried out with two blind students when manipulated the OAs in both versions and saw the need for further concrete material
Contido em RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 7, n.3 (dez. 2009), 11 f.
Assunto Acessibilidade
Deficiência visual
Matemática
Objeto de aprendizagem
[en] Accessibility
[en] Learning object
[en] Mathematics
[en] Visual impairment
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/29295
Arquivos Descrição Formato
000763176.pdf (593.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.