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dc.contributor.authorDutra, Renato Luís de Souzapt_BR
dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.contributor.authorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.date.accessioned2011-06-02T06:00:30Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29302pt_BR
dc.description.abstractA Avaliação formativa tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos com a adoção de ciclos de aprendizagem e com a preocupação maior com o processo de ensino-aprendizagem. Na EAD, o processo de avaliação formativa tem sido bastante valorizado principalmente por permitir o constante feedback aos alunos e por permitir que professores e alunos regulem o processo de ensino-aprendizagem a distância. O apoio ao processo de avaliação formativa nos diferentes Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), muitas vezes tem sido feito através de iniciativas que envolvem uso de sistemas multi-agentes e acompanhamento das atividades dos alunos. Entretanto, essas soluções possuem limitações como não a não portabilidade para diferentes AVA. Nesse sentido, a utilização de Objetos de Aprendizagem SCORM, através de seu mecanismo de rastreamento é uma alternativa de apoio à avaliação formativa garantindo total portabilidade e interoperabilidade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 6, n.1 (2008), 11 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAvaliação formativapt_BR
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação formativa usando objetos de aprendizagem SCORMpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000763389pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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