Repositório Digital

A- A A+

Interações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem

.

Interações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Interações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem
Outro título Discourses Interactions: conflicts required for knowledge construction in learning virtual communities
Autor Zank, Cláudia
Basso, Lourenço de Oliveira
Passerino, Liliana Maria
Resumo A interação tem papel fundamental nos processos de aprendizagem mediados por tecnologias. O objetivo deste artigo é mostrar que interações discursivas podem ser relacionadas com situações de conflito e colaborar para a construção do conhecimento em Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Ao apontar a perspectiva do outro e possibilitar a reflexão, o conflito torna-se parte importante do processo de aprendizagem. Neste estudo, após identificar interações ocorridas em ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, realizou-se a análise de conteúdo com base nas categorias: discursos de discordância, esclarecimento e interação didática. Sugere-se, por fim, exemplos de pesquisas que podem contribuir para compreender como se operam os processos de ensino aprendizagem mediados pelo computador e pela Internet.
Abstract The interaction has main role in learning processes mediated by technology. This paper intends to show that discursive interactions may be related to conflict situations and even so cooperate for knowledge construction in Learning Virtual Communities. By pointing out the other person perspective and permitting the debate, the conflict becomes an important part of the learning process. This way we identify interactions occurring on synchronous and asynchronous tools and then we analyze its content basing in the follow categories: disagreement discourses, clarification and didactic interaction. Finally, we suggest examples of researches that can help to understand how to operate the processes of teaching and learning mediated by computer and the Internet.
Contido em RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 6, n.2 (2008), 11 f.
Assunto Comunidade virtual
Conflito
Construção do conhecimento
Interação
[en] Conflict
[en] Interaction
[en] Knowledge construction
[en] Learning virtual communities
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/29304
Arquivos Descrição Formato
000763395.pdf (117.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.