Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBärwaldt, Reginapt_BR
dc.contributor.authorSantarosa, Lucila Maria Costipt_BR
dc.contributor.authorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.date.accessioned2011-06-02T06:00:31Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29305pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta uma alternativa como forma de viabilizar a inclusão digital, social e educacional dos cegos através das TIC’s em ambientes virtuais de aprendizagem, permitindo canais diferenciados de interação social. Um dos fatores, senão o principal é a falta de Tecnologia Assistiva e ambientes interativos acessíveis síncronos com recursos de áudio para suporte em EAD principalmente no que tange às pessoas cegas. Assim, o EVOC teve a proposta básica de ser uma ferramenta de interação social síncrona com áudio acessível, implementada, conforme padrões de acessibilidade da W3C/WAI, modelada conforme padrões UML. Distribuído sob licença GPL (software livre), usando o gerenciador de banco de dados MySQL que consiste em uma aplicação desenvolvida na linguagem PHP e FlashCom Server MX. O trabalho também investigou como ocorre o processo de interação entre sujeitos cegos e videntes como viabilidade de inclusão digital através da ferramenta. Posteriormente foram analisados os registros de áudio dos chats transcritos das sessões realizadas.pt_BR
dc.description.abstractThe article presents an alternative way to achieve digital inclusion, social and education of the blind through (ICT's) in virtual environments for learning, allowing different channels of social interaction. One of the factors, but the main thing is the lack of Assistive Technology and accessible synchronous interactive environments with audio resources for support in ODL mainly with regard to blind people. So, you have pointed out the basic proposal was to be a tool of social interaction sync with audio available, implemented as standards of accessibility of W3C/WAI has, defaults modeled as UML. Distributed under license GPL (free software), using the manager of the MySQL database that consists of an application developed in PHP language and FlashCom Server MX. The study also investigated occurs as the process of interaction between subject and seeing how blind feasibility of digital inclusion through the tool. Later records were analyzed audio chat transcripts of the sessions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 6, n.2 (2008), 10 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital inclusionen
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectSocial interactionen
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectBlinden
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectVirtual environmenten
dc.titleUma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESPpt_BR
dc.title.alternativeAn authoring tool for synchronous accessible for the blind: a case study in the current PROINESP en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000763397pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples