Repositório Digital

A- A A+

Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campos

.

Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campos
Outro título A pedagogical for the use of computational modeling in the chemistry education course at cefet-campos
Autor Costa, Rodrigo Garret da
Passerino, Liliana Maria
Resumo Relata-se a experiência no uso de um ambiente de simulação e modelagem computacional no ensino de Físico-Química. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Química do Cefet Campos, RJ, e teve como objetivos: examinar a contribuição do uso do software Modellus no processo de ensino-aprendizagem; promover um ambiente colaborativo e cooperativo entre os estudantes; verificar as modificações na Zona de Desenvolvimento Proximal dos alunos proporcionadas por interações sociais nesse ambiente computacional. Os resultados obtidos nos testes indicaram uma melhora significativa na compreensão dos conceitos e das representações relativas aos modelos estudados, principalmente entre os alunos que obtiveram baixo rendimento no teste inicial.
Abstract This study presents an experiment on the use of a simulation and modelling computer environment in the teaching of Physical Chemistry. The research was conducted with students attending the Chemistry Teaching program at Cefet Campos aiming at: examining the contribution of using Modellus in the teaching and learning process, promoting a cooperative and collaborative learning environment among students, and observe changes in the student’s Zone of Proximal Development promoted by social and cognitive interactions in that computational environment. The results obtained in the tests indicate a significant improvement in the understanding of the concepts and representations of the models investigated in the research, specially among low performance students who had bad results in the first test.
Contido em RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 6, n.2 (2008), 10 f.
Assunto Curso de Química
Licenciatura
Modelagem
[en] Gas law
[en] Learning
[en] Modelling
[en] Physical-chemistry
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/29306
Arquivos Descrição Formato
000763399.pdf (233.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.