Repositório Digital

A- A A+

Ensino de francês língua estrangeira para crianças : uma reflexão didático-pedagógica

.

Ensino de francês língua estrangeira para crianças : uma reflexão didático-pedagógica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ensino de francês língua estrangeira para crianças : uma reflexão didático-pedagógica
Autor Jacoby, Gabriela
Orientador Graça, Rosa Maria de Oliveira
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Ensino de língua estrangeira (Francês)
Ensino de línguas
Língua francesa
[fr] Le français langue étrangère
[fr] Le jeu
[fr] Les supports méthodologiques
[fr] L’apprentissage
[fr] L’enfant
[fr] L’enseignement
[fr] L’évaluation
Resumo Este trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino de francês língua estrangeira (FLE) para crianças. A primeira parte é dedicada à contextualização do ensino de línguas estrangeiras para crianças e às transformações sofridas pelo conceito de infância através dos tempos. Na segunda parte, são apresentados elementos que embasam uma breve reflexão teórica sobre as características do desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivo, sócio-afetivo e linguístico, da relação entre a criança e a linguagem, das especificidades do ensino que visa a este público e da importância de uma abordagem lúdica através do jogo no ensino de FLE para crianças. A terceira parte propõe uma breve análise a respeito da organização dos recursos didáticos. Na quarta e última parte, procura-se discutir algumas possibilidades de avaliação do processo de aprendizagem e do desempenho do público infantil.
Résumé Ce travail propose une réflexion à propos de l’enseignement du français langue étrangère (FLE) aux enfants. La première partie est consacrée à la définition du contexte de l’enseignement des langues étrangères aux enfants et aux transformations subies par le concept d’enfance à travers le temps. Dans la deuxième partie, on présente des éléments de réflexion théorique concernant les caractéristiques du développement cognitif, socio-affectif et langagier des enfants, le rapport entre l’enfant et le langage, les diverses spécificités de l’enseignement destiné à ce public et l’importance d’une approche ludique par moyen du jeu dans la classe de FLE pour enfants. La troisième partie propose une analyse de quelques possibilités d’organisation des supports méthodologiques. Dans la quatrième partie, on trouvera quelques observations portant sur les possibilités d’évaluation des compétences et du processus d’apprentissage chez l’enfant.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29313
Arquivos Descrição Formato
000776652.pdf (505.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.