Repositório Digital

A- A A+

Reflexões sobre uma experiência docente sob a perspectiva dos estudos de letramento

.

Reflexões sobre uma experiência docente sob a perspectiva dos estudos de letramento

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Reflexões sobre uma experiência docente sob a perspectiva dos estudos de letramento
Autor Pinho, Daiana
Orientador Simões, Luciene Juliano
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Ensino de línguas
Letramento
Língua portuguesa
Resumo Este trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Para isso, parte-se da experiência vivida em um período de estágio em uma turma de 5ª série de uma escola da rede pública da capital gaúcha. Assim, inicia-se o trabalho com um estudo teórico sobre os conceitos de alfabetização e letramento procurando traçar as atuais demandas sociais. Analisam-se, dessa forma, os modelos de letramento que subjazem à prática escolar no contexto brasileiro e se instaura uma discussão de quais seriam os caminhos mais produtivos para o ensino do Português. Por fim, busca-se compreender o porquê do sucesso das atividades realizadas na referida turma.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29327
Arquivos Descrição Formato
000776619.pdf (619.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.