Contribuições da teoria da atividade para m-learning
dc.contributor.author | Batista, Silvia Cristina Freitas | pt_BR |
dc.contributor.author | Behar, Patrícia Alejandra | pt_BR |
dc.contributor.author | Passerino, Liliana Maria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-06-02T06:00:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/29331 | pt_BR |
dc.description.abstract | Mobile learning (m-learning – aprendizagem por meio de dispositivos móveis) é uma área que envolve diversos aspectos, além dos tecnológicos, tendo em vista o objetivo final que é a aprendizagem. Nesse sentido, entende-se que a referida área requer um aporte teórico que oriente as ações a serem promovidas. Este artigo propõe uma análise das contribuições da Teoria da Atividade para m-learning, segundo a visão de vários autores. Para tanto, inicialmente, promove-se uma reflexão sobre diversos aspectos envolvidos na definição de m-learning. A seguir, são apresentadas, resumidamente, as principais concepções da Teoria da Atividade, assim como são analisadas características da atividade de aprendizagem. Finalizando, discute-se como a referida teoria tem sido adotada no suporte de ações em m-learning.9 | pt_BR |
dc.description.abstract | Mobile learning (m-learning – learning through mobile devices) is an area that involves several aspects, besides the technological, with the ultimate goal of learning. It is considered that this area requires a theoretical framework to guide the actions to be promoted. This article proposes an analysis of the contributions from the Activity Theory to m-learning, in the view of different authors. Thus, it presents, first, a reflection on various aspects involved in the definition of m-learning. Following, we make a brief presentation of the main concepts of the Activity Theory and analyze characteristics of the learning activity. Finally, the paper discusses how this theory has been adopted to support actions in m-learning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), 10 f. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teoria da atividade | pt_BR |
dc.subject | Activity theory | en |
dc.subject | M-learning | en |
dc.subject | Learning activity | en |
dc.title | Contribuições da teoria da atividade para m-learning | pt_BR |
dc.title.alternative | Contributions from activity theory to M- learningONTRIBUTIONS | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000763126 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39096)Ciências Humanas (6670)