Repositório Digital

A- A A+

Applets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemática

.

Applets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemática

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Applets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemática
Outro título Applets in dynamic geometry environments: actions for mathematics teacher eduaction
Autor Barcelos, Gilmara Teixeira
Behar, Patrícia Alejandra
Passerino, Liliana Maria
Batista, Silvia Cristina Freitas
Resumo Na Matemática, os applets, em geral, permitem investigar, levantar e testar conjecturas e, assim, construir conhecimentos. Neste artigo destaca-se a importância da elaboração/modificação de applets, em ambientes de Geometria Dinâmica, desde a formação inicial de professores de Matemática. Em sentido mais amplo, defende-se que a formação inicial destes professores deve contemplar disciplinas relacionadas ao uso pedagógico das tecnologias digitais. Para tanto, relatam-se ações promovidas na disciplina Educação Matemática e Tecnologias (EMTs) e descreve-se o processo de elaboração/modificação de applets no GeoGebra (ambiente de Geometria Dinâmica). Finalizando, analisam-se dados de uma pesquisa qualitativa realizada com alunos da disciplina EMTs. A referida análise sinalizou que o uso e a elaboração/modificação de applets são importantes para a aprendizagem matemática.
Abstract Applets, in Mathematics learning, allow the user to investigate, make and test conjectures, which results in knowledge construction. This article emphasizes the importance of elaborating and modifying applets in Dynamic Geometry environments by Mathematics teachers. In a broader sense, it is argued that the initial teacher education should include disciplines related to the pedagogical use of digital technologies. In this context, we report the actions promoted in the discipline “Mathematics Education and Technology” and describe the process of elaborating/modifying the GeoGebra applets (Dynamic Geometry environment). Finally, we analyze data from a qualitative research conducted with students of the discipline “Mathematics Education and Technology”. This analysis indicated that the use and elaborating/modifying of applets are important for learning Mathematics.9
Contido em RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 7, n.3 (dez. 2009), 11 f.
Assunto Formação
Geometria
Professor
[en] Applet
[en] Dynamic geometry
[en] Mathematics teacher education
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/29334
Arquivos Descrição Formato
000763179.pdf (166.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.