Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCosta, Rodrigo Garret dapt_BR
dc.contributor.authorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorZaro, Milton Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2011-06-02T06:00:47Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29335pt_BR
dc.description.abstractO estudo apresenta uma análise das principais contribuições da Teoria Sócio-histórica para a formação de conceitos em Físico-Química. Serão discutidos, com base em leituras de alguns pesquisadores neovygotskyanos, os pressupostos da teoria de Vygotsky e seus desdobramentos para o nosso campo de estudo, a Química. As diferentes concepções sobre o processo de formação de conceitos científicos serão analisadas, tomando-se como base suas inter-relações com os conceitos de senso comum. Em seguida, será proposta uma sequência de episódios de ensino mediados pelo computador, no eixo temático “termodinâmica química”, para a análise das zonas de perfil conceitual dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThis work goal to analyze contributions of the Socio-historical Theory to understand scientific concepts development about Physical Chemistry Area. In this work we will discuss, based on some neo-vygotskian research, the impact that theory on our study field, in this case the Chemistry. After that, we will analyze the different conceptions about the process of development of scientific concepts, based on their interrelationships with the “common sense” concepts. Finally, we propose an episode in education mediated by computer, the main theme "chemical thermodynamics", for the analysis of the areas of conceptual profile of students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 7, n.3 (dez. 2009), 10 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectSocio-historical theoryen
dc.subjectLearningen
dc.subjectPerfilpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectConceptsen
dc.subjectPhysical chemistryen
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectTechnologyen
dc.titleAnálise das zonas de perfil conceitual dos estudantes em episódios de ensino de físico-química mediados pelo computadorpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000763187pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples