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Competências profissionais da venda pessoal à pessoa jurídica, em bancos

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Competências profissionais da venda pessoal à pessoa jurídica, em bancos

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Título Competências profissionais da venda pessoal à pessoa jurídica, em bancos
Autor Oliveira Júnior, Orisvaldo
Orientador Rossi, Carlos Alberto Vargas
Data 2000
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Banco : Prestacao de servicos : Qualidade : Marketing : Consumidor : Comportamento
Servicos : Cliente : Satisfacao : Venda
Resumo Esta dissertação trata do estudo da venda pessoal, tema cuja relevância à concretização das ações da política de marketing adquire cada vez mais interesse, tanto no âmbito acadêmico quanto no empresarial. O levantamento de campo buscou obter o ponto de vista do cliente Pessoa Jurídica de bancos sobre os atributos e as respectivas dimensões, das competências profissionais necessárias à força de vendas. O trabalho está restrito ao setor bancário e delimitado geograficamente ao mercado de Porto Alegre (RS). O principal objetivo foi avaliar as competências profissionais da venda pessoal à pessoa jurídica, em bancos, a partir do ponto-de-vista dos clientes. Especificamente, procurou-se trazer à tona as percepções sobre os tipos de funções dos profissionais, identificando os principais atributos, analisando as expectativas dos clientes com base no grau de importância e verificando as diferentes opiniões dos clientes conforme as características da amostra. A pesquisa exploratória procurou identificar os atributos considerados válidos pelos clientes, para avaliar o setor bancário, através de entrevistas em profundidade e pré-teste do questionário. Os atributos foram agrupados em três dimensões —Conhecimento, Habilidade e Atitude -, construindo o instrumento de coleta a ser aplicado na pesquisa descritiva. A pesquisa descritiva considerou as empresas integrantes do Cadastro Industrial do Rio Grande do Sul — edição 97/98 — FIERGS-, classificadas em três portes — pequeno, médio e grande —conforme o faturamento anual. A amostra de 423 questionários foi coletada em 417 empresas, pesquisadas , basicamente, através de entrevistas pessoais. Os resultados obtidos demonstraram que o grau de importância atribuído às dimensões Habilidade e Atitude são superiores ao obtido pela dimensão Conhecimento. Analisando os atributos considerados mais importantes, destacam-se, quanto à atitude: honesta, cumprir promessas, confiável e ética; quanto à habilidade: credibilidade, inspirar segurança e diplomacia; quanto a conhecimento: banco que o vendedor representa e produtos vendidos pelo banco.
Abstract This paper is about the study of personal safes, a subject that is each day more relevant to the accomplishment of marketing actions, both in the academic field and in the business one. The raising of field data tried to obtain the customers point of view —banks legal entity — about the qualities and respective dimensions of the professional competence necessary to the safes force. The paper is restricted to the banking sector and is geographically delimited to the Porto Alegre market (RS). The main objective was the one of evaluating the professional competence of the safes people for the legal entity, in banks, from the customeras point of view. Specifically, we've tried to bring to the surface the perceptions about the different kinds of professional roles, identifying the main qualities; analyzing customers'expectations, based on the degree of importance; and checking different customers'opinions , according to the sample characteristics. The exploratory search intended to identify the qualities that the customers considered as valid to evaluate the banking sector, by using interviews and a pre - test of the questionnaire. These qualities were rated in three dimensions: Knowledge — Ability —Attitude — building an instrument of collection to be appiied in the descriptive search. The descriptive search considered the enterprises which make part of the RS Industrial Record — 97/98 edition — FIERGS, rated in three sizes — small, average and large —according to their annual invoicing. The sample of 423 questionnaires was collected in 417 enterprises, researched, basiciy, through personal interviews. The results obtained show that the degree of importance given to the dimensions Ability and Attitude is higher than the degree obtained by the dimension Knowledge. By analyzing the qualities considered the most important ones we highlight, as to the Attitude, credibility, inspiring safety, and diplomacy; as to the Knowledge, the bank which the salesman represents, and the products sold by this bank.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/29341
Arquivos Descrição Formato
000272517.pdf (25.95Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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